CCD da Sertã
Apuramento para provas nacionais é o grande objetivo
O Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã (CCD da Sertã) é uma associação fundada em 1981, pelos trabalhadores do Município da Sertã com o objetivo de desenvolver atividades culturais, recreativas, educativas, sociais e desportivas. Entre as várias atividades destaca-se uma equipa de futsal constituída por associados do CCD da Sertã, por um clube de natação com 40 atletas federados, grupo instrumental com 14 músicos, escolinha de música com 20 alunos e a parceria com a Academia Sénior, que conta com 130 alunos.
Foi a partir de maio de 2013, que o CCD da Sertã começou com mais uma atividade desportiva, nomeadamente o atletismo. Sob a orientação de Diogo Nunes têm participado em várias provas de estrada e de pista pertencentes ao calendário da Associação de Atletismo de Castelo Branco. Conta com cerca de 30 atletas, tendo o atleta mais novo 7 anos e o mais velho 45 anos. E foi em junho deste ano que o CCD da Sertã viu um atleta seu bater um recorde nacional. O feito foi alcançado pelo atleta infantil Rodrigo Henriques, na prova de 150 metros, disputada em Pombal, durante o distrital de infantis da Associação Distrital de Atletismo de Leiria. Para Diogo Nunes “para o clube é um grande orgulho ter um record nacional, reflete o trabalho que tem sido desenvolvido desde o primeiro dia, sempre com o apoio do Municipio da Sertã. No seio da nossa equipa não consideramos este Record Nacional dos 150 metros apenas do Rodrigo Henriques, mas sim de toda a equipa, porque somos um grupo muito unido e sabemos que o sucesso de um é o sucesso de todos”.
Para a época que se aproxima, Diogo Nunes afirma que o objectivo do início de época é que “os atletas sejam felizes na pratica do Atletismo. Fazer o que gostam facilita o aparecimento dos resultados”. Mas diz que ” isto não significa que não tenham objetivos individuais, pelo contrário, todos os atletas têm objetivos para atingir nesta nova época, cada dia que passa ser melhor que o anterior”. A nível de equipa Diogo Nunes tambem tem objetivos “levar mais atletas a provas nacionais, o que tem vindo a crescer desde o início deste projeto”.
Em relação ao Troféu Gazeta Atletismo 2015, o jovem treinador do CCD da Sertã diz que”são destas iniciativas que o atletismo precisa, para os jovens e os menos jovens atletas, sentirem a ambição de querer sempre mais de ser cada vez melhor. Cria mais competitividade e isso faz com que exista mais empenho em todas as provas e treinos para sermos os melhores. Por isso iniciativas destas são sempre bem vindas.” No Troféu Gazeta Atletismo 2015, o CCD da Sertã tem, depois de retirados os dois piores resultados, alguns atletas no pódio. Nos infantis masculinos, Miguel Marçal e Rodrigo Henriques são, respetivamente, segundo e terceiro classificados. Nos iniciados femininos, Catarina Silva lidera a classificação, aparecendo em terceiro lugar Carla Miranda. Quem também lidera o seu escalão é a Juvenil Andreia Marçal. A júnior Roberta Pereira divide o segundo lugar com a atleta das Donas Daniela Sabino. Tiago Rodrigo está em primeiro lugar no escalão de juniores masculinos, com o mesmo número de pontos do atleta Rui Infante das Donas. Nas seniores femininas, os dois primeiros lugares pertencem respetivamente a Ana Farinha e Mariana Dias.
Manuel Geraldes