2 de setembro de 2015

A 18 de agosto
Falecimento inesperado do dono da BITZER

Peter Schaufler, administrador executivo e proprietário da empresa BITZER, a maior produtora independente, a nível mundial, de compressores para refrigeração, faleceu dia 18 de agosto.
Quando o empresário tomou posse da BITZER, em 1979, procurou criar condições para internacionalizar a empresa, não só ao nível das vendas, como também no que dizia respeito à localização das empresas do grupo. É neste contexto que a BITZER Portugal é constituída, em dezembro de 1988, sendo que a atividade da unidade industrial teve início em julho de 1989, na Zona Industrial de Castelo Branco.
Atualmente, a empresa conta com mais de 3.400 colaboradores em mais de 90 países, possuindo, no ano passado, um volume de negócios de 657 milhões de euros, 50 vezes maior do que quando Peter Schaufler tomou o leme da empresa.
Em 2005, Peter Schaufler criou a Fundação Schaufler, de forma a promover a fusão entre empreendedorismo, formação profissional e ensino com ciência, pesquisa e arte.
Esta fundação é o principal patrocinador do prémio Valerius Füner da divisão de Ciências Aplicadas da Universidade de Karlsruhe, o qual reconhece as realizações de estudantes de engenharia mecânica nas áreas de refrigeração, ar condicionado e tecnologia ambiental.
Apoia, ainda, estudantes empenhados nas Universidades de Dresden, Estugarda e de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, através da concessão de bolsas de estudo.
O interesse do empresário pelo avanço da pesquisa científica no campo da tecnologia de refrigeração e climatização fez com que, em 2007, se incluísse uma cadeira de Refrigeração, Criogenia e Tecno-logia de Compressores BITZER, no curso técnico da Universidade de Tecnologia de Dres-den.
Peter Schaufler e a esposa, Christiane Schaufler-Münch, realizaram ainda generosas doações a instituições de beneficência, facultando, também, o acesso público à sua extensa coleção de arte, composta por mais de três mil peças. A exposição encontra-se alojada na SCHAUWERK Sindelfingen, desde 2010, museu construído por reconversão da primeira unidade industrial da BITZER.
Em 2010, foi atribuída ao empresário a Cruz da Ordem de Mérito da República Federal Alemã, pelas suas contribuições nos campos da cultura e ciência.
Este recebeu ainda inúmeros prémios pelo seu sucesso empresarial e pelos serviços que prestou à sociedade, dos quais se destaca o Gründerpreis Baden-Württemberg destinado a fundadores de empresas, em reconhecimento da obra de uma vida, o qual lhe foi entregue pelo ministro dos Assuntos Económicos, Nils Schmid, em 2014.

02/09/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05
Afonso CarregaCentro Nacional de Cultura, Lisboa
09/05
MilhanasCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
09/05 a 11/05
10/05
Passeio de motasRua do Pombal, Idanha
10/05
Tarde de Tertúlia Casa do Arco do Bispo, Castelo Branco
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video