Filarmónica Retaxense organiza e participa em encontro em Cedilho
A Filarmónica Retaxense e o Ayuntamiento de Cedillo, Espanha, organizaram domingo, naquela localidade espanhola, um encontro ibérico, no qual a música serviu para reunir em convívio as pessoas dos dois lados da fronteira.
De acordo com os participantes, “o dia foi longo, mas muito agradável, e ao cair da noite quando já todos acusavam cansaço, a alegria e a boa disposição eram enormes, quer nos que ficavam em Espanha, quer nos que regressavam a Portugal, com promessas de continuidade de parte a parte”.
O encontro teve início com a chegada dos autocarros que tinham partido de Retaxo.
Depois de uma receção, com pequeno-almoço, o programa continuou com a celebração de uma missa, que teve o acompanhamento da Filarmónica Retaxense e do coro vocal misto, de que fazem parte não só os músicos da Banda, como alguns elementos do grupo coral da Igreja de Retaxo.
No final da missa a Filarmónica Retaxense, fez uma arruada pelas principais ruas do município.
O programa continuou com a inauguração da exposição de pintura e fotografia intitulada laços, no Museu de Antropologia de Cedilho, tratando-se de uma mostra que integra obras do pintor Aníbal Tomás e do fotógrafo Domingos Belo.
Já na parte da tarde, depois do almoço, a animação continuou na piscina municipal e com a realização de um jogo de futsal entre uma equipa dos músicos da Filarmónica e uma equipa do município de Cedilho.
As atividades do encontro terminaram com um concerto da Filarmónica Retaxense, na Igreja de Cedilho.
De referir, ainda, que para a organização deste encontro ibérico a Filarmónica Retaxense e o Ayuntamiento de Cedillo contaram com o apoio da Câmara de Castelo Branco e da União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo.