Centro Hospitalar da Cova da Beira
Bloco Operatório reabre após paragem para requalificação
O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) vai reabrir o bloco operatório no dia 9 deste mês, depois de uma paragem de seis semanas para obras de requalificação.
Um dos objetivos das obras de requalificação no Bloco Operatório do CHCB, que desde a sua construção nunca tinha sido intervencionado, passa por melhorar as condições para os doentes e profissionais de saúde e, sobretudo, combater o risco de infeções.
“Vamos ter melhores condições de segurança e conforto para os doentes e para os profissionais, protegendo mais e melhor os doentes contra o risco de infeções adquiridas no Bloco”, explicou o adjunto da direção clínica para a área cirúrgica, Carlos Gomes.
Segundo o responsável do CHCB, durante o período de encerramento do Bloco Operatório, “todas as cirurgias urgentes foram realizadas e não houve cirurgias adiadas”.
“Fizemos um total de 478 cirurgias nestas seis semanas. Este número é muito bom se considerarmos que tínhamos duas salas em funcionamento, uma para cirurgias programadas e outra para as urgentes”, disse.
“Somos um dos hospitais do País que tem menor taxa de infeção em bloco operatório e acreditamos que agora vamos reduzi-la ainda mais para nos tornarmos dos melhores hospitais da Península Ibérica, uma vez que são para nós o termo de comparação do benchmar-king clínico”, disse.
As obras no Bloco Operatório custaram cerca de 120 mil euros e ficaram concluídas na segunda-feira, sendo que durante o resto da semana, vai ser feita uma limpeza geral no Bloco, para que reabram na próxima semana, as cinco salas.