25 fevereiro 2015

Joana Ribeiro apresenta proposta de melhoria de qualidade dos Cuidados Continuados

A enfermeira Joana Ribeiro, que é colaboradora da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, no âmbito do 3º Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), de Castelo Branco, apresentou, dia 18 deste mês, uma proposta de melhoria de qualidade destinada à Unidade de Cuidados Continuados de Castelo Branco.
O projeto foi apresentado numa reunião em que esteve presente o provedor da Misericórdia, José Alves, a diretora técnica, Ana Barata, o diretor clínico, António Guardado, o médico Carlos Borga e a enfermeira coordenadora Carla Meneses.
Como fator preponderante para a aprovação do projeto apresentado, tendo em conta o tema Identificação e Gestão dos Últimos Dias e Horas de Vida, referem-se as evidentes necessidades da população traduzidas na admissão de um número considerável de pessoas em situação de doença crónica, avançada e progressiva na Unidade de Cuidados Continuados.
Consciente dos obstáculos existentes ainda em Portugal no acompanhamento destes uten-tes e respetivas famílias, nomeadamente pela carência de equipas de Cuidados Paliativos, foi reconhecida por Joana Ribeiro a importância da formação e valorização dos cuidados prestados, tendo em conta a complexidade e especificidade de cada situação. Para que seja possível otimizar os cuidados prestados em fim de vida, oferecendo a máxima qualidade, humanismo e eficiência, Joana Ribeiro conta com a orientação da enfermeira Ângela Simões, mestre em Cuidados Paliativos, com o apoio da ESALD, da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco e a colaboração de todos os profissionais da Unidade de Cuidados Continuados.


25/02/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video