Edição: 1409
| Ano XXVI | 16 de dezembro de 2015
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, disse em Castelo Branco que existem 634 milhões de euros, no âmbito do programa operacional de sustentabilidade e eficiência no uso de recursos (PO SEUR), destinados às redes de distribuição de água municipais.Jorge Moreira da Silva esteve em Castelo Branco, sexta-feira, para participar numa iniciativa da Distrital do PSD, onde falou sobre as políticas do ciclo urbano da água, do crescimento verde e da energia.O governante explicou que a reforma que está em curso no setor da água envolve todos os municípios que fazem parte dos sistemas multimunicipais e adiantou que se trata de uma “reforma indispensável” para o setor. “É importante que se perceba que esta é a melhor forma de realizar os investimentos necessários. O País precisa ainda de 3.700 milhões de euros para reabilitar as redes de distribuição e fazer ainda alguns investimentos em alta”, sublinhou.O ministro referiu ainda que espera que esta reforma seja brevemente aprovada em Conselho de Ministros e adiantou que tem sentido, “de uma grande parte dos autarcas não só o apoio, como um fortíssimo incentivo para que esta reforma seja aprovada rapidamente”.Jorge Moreira da Silva explicou que durante muitos anos, a prioridade no setor esteve virada para as redes em alta e assistiu-se a um “insuficiente investimento” nas redes em baixa.“Esta é a grande prioridade (redes em baixa) e os 634 milhões de euros são para investimento essencialmente, nas redes em baixa”, disse.CC