30 de dezembro de 2015

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE PAIVA
Festa de Natal enche o Cine-Teatro Avenida

O Departamento do Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de Castelo Branco, realizou, dia 12 deste mês, no Cine-Teatro Avenida, uma festa de Natal, que contou com a presença de mais de 700 pessoas, lotando este espaço cultural da cidade.
A organização da iniciativa começou por perguntar “O que é um desejo?”, para avançar que é o “desejo de estar aqui, desejo de dar a mão, desejo de dormir numa casa com teto e chão. Desejo de ter amigos com quem se possa contar, desejo de dizer adeus com a certeza de voltar. Escrever um poema de amor e encontrar as palavras certas, deixar entrar o sol com todas as janelas abertas. Desejo... Desejo de ouvir o riso de uma criança, torná-la mais feliz, devolvendo-lhe a esperança”.
Tudo para defender que “façamos aqui a nossa parte, realizando um desejo, pleno de bem-querer, entregue num simples beijo. O Sonho faz-nos voar, qual piloto de aviões. Nas asas de um desejo, soltamos as emoções. E há quem não saiba nem sonhe que… “o sonho comanda a vida/ e que sempre que um homem sonha/ o mundo pula e avança/ como bola colorida/ entre as mãos de uma criança…”
Este foi, aliás, o mote de abertura da história que guiou a festa de Natal. A história de uma menina, Alice, que era uma criança especial, com sonhos por realizar, mas o maior de todos era ser astronauta, poder voar. E eis que o seu anjo da guarda mais as estrelinhas do céu, com asas e fios de luz, a enlaçaram no seu véu… Alice viajou pelo mundo inteiro, vendo como somos todos diferentes e todos iguais e como em toda a parte se celebram os natais.
Foi também realçado que “num mundo que tende a ser global, mas também tão desigual quanto ao respeito pelas diferenças e, cada vez mais, quanto às assimetrias socioeconómicas, é de todo pertinente e até urgente que se promovam os valores inerentes à cidadania, como a união, a cooperação e a solidariedade, não só junto das nossas crianças como de toda a comunidade”.
A festa de Natal, para além dos profissionais do Departamento, também envolveu o clube de música, o clube de teatro, bem como as famílias e amigos, permitindo a angariação de fundos que reverteram para a realização de um desejo/necessidade de algumas crianças.

30/12/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05
Afonso CarregaCentro Nacional de Cultura, Lisboa
09/05
MilhanasCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
09/05 a 11/05
10/05
Passeio de motasRua do Pombal, Idanha
10/05
Tarde de Tertúlia Casa do Arco do Bispo, Castelo Branco
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video