5 de agosto 2015

José Eduardo Agualusa e Rosa Montero no Cine-Teatro Avenida
Viagem Literária passa em Castelo Branco

Viagem Literaria 02O Cine-Teatro Avenida recebeu sábado José Eduardo Agualusa e Rosa Montero, numa conversa moderada por João Paulo Sacadura, a qual permitiu à assistência ter um contacto mais íntimo e informal com os dois escritores. O projeto Viagem Literária foi promovido pela Porto Editora, que durante um ano e meio percorre o País de Norte a Sul, levando estes escritores a 18 cidades portuguesas.
Em conferência de Imprensa, ambos os escritores afirmam que o contacto com o público é necessário, sendo que Rosa Montero acrescenta que é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre a profissão e este tipo de contacto.
Apesar da importância que atribuem ao público, tanto José Eduardo Agualusa como Rosa Montero garantem escrever para si.
Para Rosa Montero o ato de escrever “é como um sonho que se sonha com os olhos abertos” e o que sente “é uma emoção que precisa de expressar” através da escrita, preferindo escrever “o livro que gostaria de ler, para o leitor que tem dentro de si”.
Já José Eduardo Agualusa afirma que escreve “para responder a uma inquietação interior” e que os leitores não são mais que indivíduos “que se identificam com a minha inquietação”.
Numa nota mais carinhosa, ambos dizem sentir uma forte ligação com Portugal, José Eduardo Agualusa por ser o país onde vive e Rosa Montero por o considerar “como um refúgio. Um retiro para a escrita”, revelando ainda que os seus últimos três livros foram escritos em Portugal.

04/08/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video