8 abril 2015

Associação de Turismo da Beira Baixa quer que agentes económicos trabalhem em rede
“Atual modelo turístico está esgotado”

Assoc turismo 02.JPGA Associação de Turismo da Beira Baixa (ATBB), criada em setembro de 2014, diz que o atual modelo turístico está esgotado e que na Região apenas se têm utilizado e promovido os destinos mais convencionais como a alta montanha ou as cidades.
“A ATBB surge de uma necessidade generalizada por parte dos agentes económicos da Região em se organizarem e trabalharem em rede”, explicou Joaquim Brás, sócio-fundador da Associação, durante uma conferência de Imprensa realizada dia 1 deste mês.
A ATBB é atualmente constituída por mais de 30 agentes económicos da Região da Beira Baixa com ligações ao setor do turismo.
“A experiência turística atual necessita de equacionar a inovação e interação entre agentes económicos locais e regionais, pequenos ou grandes, tem de ser promovida, dinamizada e concretizada em rede e de forma sustentada, privilegiando os produtos e serviços da rede”, disse Joaquim Brás.
Este responsável, referiu que 96 por cento dos agentes económicos da Região são micro ou pequenas empresas e desta percentagem, 91 por cento são microempresas.
“A dinamização (do setor turístico) tem de passar pela institucionalização de práticas como seja a criação e estruturação de redes, rotas ou circuitos turísticos, a fim de aumentar o fluxo e a permanência de visitantes na Beira Baixa, um destino genuíno e de qualidade”, sustentou.
Joaquim Brás entende ainda que o atual modelo turístico da Região “está esgotado” e adianta que é preciso que haja ajustes às novas realidades.
A ATBB entende que com o programa de ação regional 2020 apresentado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), foi dado um “importante sinal” de orientação e de incentivo a todos os potenciais agentes para colocar em prática uma política descentralizada e disseminada em rede.
“Perante tão clara sinalização e afirmação sobre a oportunidade e o caminho a percorrer, alguns micro e pequenos agentes económicos (da Beira Baixa) foram motivados a avançar decididamente para a constituição da ATBB”, disse.
Esta associação quer contribuir para os objetivos globais do plano da CCDRC.
Neste âmbito, propõe-se a implementar uma rede de agentes económicos privados que operam direta ou indiretamente na área económica do turismo na Beira Baixa e querem criar cinergias na defesa dos interesses comuns através de um lobby forte e ativo na construção de uma marca com forte valor no mercado nacional e internacional.
“Na prossecução dos seus objetivos, a ATBB poderá criar, participar ou gerir projetos ou equipamentos de interesse turístico por si ou em parceria com outras entidades”, refere Joaquim Brás.
O objetivo da Associação é multiplicar a rede de agentes, conceber rotas, circuitos e eventos turísticos na Beira Baixa e contribuir para sustentabilizar e democratizar as políticas de desenvolvimento no segmento turístico.
Em suma, a ATBB pretende contribuir para a criação de condições para desenvolver o turismo local e regional de forma sustentável.
Para isso, considera necessário que os agentes económicos se organizem em grupos de trabalho, identifiquem e inventariem os atrativos e os serviços existentes em cada área da Região da Beira Baixa.

08/04/2015
 

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