Geopark Naturtejo volta a marcar presença na Alemanha
O Geopark Naturtejo, voltou a marcar presença naquela que é a maior feira internacional de turismo do mundo, a ITB, em Berlim, que decorreu entre 9 e 13 deste mês.
Este ano a feira comemorou 50 anos, com o maior número de visitantes profissionais de sempre, ultrapassando os 120 mil, com mais de cinco mil jornalistas acreditados, provenientes de 80 países e cerca de 380 bloggers especializados, vindos de 30 países.
Estiveram representados 187 países, em mais de 10 mil expositores, numa área de 160 mil metros quadrados, distribuídos por 26 pavilhões.
O Geopark Naturtejo, enquanto responsável do grupo de trabalho de Promoção Turística da Rede Europeia de Geoparques, tem liderado esta participação conjunta, que representou os 120 Geoparques Mundiais da UNESCO, distribuídos pelo mundo.
Este ano estiveram presentes os geoparques Villuercas (Espanha), Bergstrasse e Messel Pit WHS, Terra.Vita, Vulkaneifel (Alemanha), GeaNorvegica (Noruega), Bohemian Paradise (República Checa), Lesvos (Grécia), Harz (Áustria) e Muskau Arch (Alemanha e Áustria), além do Geopark Naturtejo, que afirma que “com a criação do novo Programa Geoparques Mundiais UNESCO torna-se necessário aumentar a visibilidade deste selo atribuído a territórios únicos, de excelência, dando a conhecer as suas valências do ponto de vista turístico inovador e diferenciador”.
A cerimónia oficial de abertura do pavilhão Sustentabilidade & Turismo Responsável contou com a apresentação dos Geoparques Mundiais da UNESCO e o seu contributo na salvaguarda do património geológico e na sustentabilidade das comunidades locais.
O stand Geoparques Globais da UNESCO recebeu também a visita da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do embaixador português em Berlim, João Mira Gomes, e do novo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
A equipa do Geopark Naturtejo reuniu com inúmeros operadores alemães e foram feitos vários contactos com a Comunicação Social estrangeira, apresentando as potencialidades e oferta do território.
O presidente do Geopark Naturtejo, Armindo Jacinto, reafirma a importância da aposta no mercado alemão, razão pela qual têm sido preparados programas turísticos específicos para este mercado e o território do Geopark estar já à venda através de operadores alemães.