JUNCAL DO CAMPO E CHÃ DA VÂ
Aldeia Pedagógica recebe crianças das Férias com Estilo – Natal 2017
A Associação EcoGerminar dinamizou um circuito pedagógico nas aldeias de Juncal do Campo e Chão da Vã, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco, com idades compreendidas entre os cinco e 14 anos, no âmbito do projeto de férias desportivas, culturais, sociais e solidárias, designado de Férias com Estilo – Natal 2017, desenvolvido pela Associação de Pais.
A cidadania participativa, a economia social e solidária, as tradições e património local, são o mote para promover e sensibilizar as crianças para o desenvolvimento local e comunitário através de experiências únicas.
A Associação EcoGerminar tem desenvolvido este circuito pedagógico, tendo já recebido desde o ano de 2016 mais de 250 crianças e jovens do ensino básico, profissional e ensino superior, provenientes de todo o país.
A visita consistiu na apresentação e reflexão dos murais espalhados pelas aldeias acom- panhados pela equipa da Eco-Germinar e também pela comunidade, como aconteceu com o mural da Loja Silva, narrado e muito bem fantasiado pelo Adelino, elaborados por artistas de nível nacional e internacional e sobretudo, por artistas locais, tais como, Joaquim Matos do Juncal do Campo e Zélia Duarte de Alcains.
Outra atividade desenvolvida, foi uma ação de reflorestação num terreno ardido, com carvalhos cedidos pela Silvapor e que contou com composto cedido pela Valnor, onde Fernando Nunes, teve a possibilidade de evidenciar alguns comportamentos preventivos com o objetivo de evitar situações idênticas aos incêndios que assolaram aquelas aldeias.
As crianças ainda tiveram a oportunidade de visitar a queijaria do Juncal do Campo, onde experimentaram um momento pedagógico com a Lurdes, dedicado à confeção do queijo artesanal.
No final, seguiu-se uma visita à Casa de Burros no Chão da Vã, que lhes permitiu o contacto com diversos animais, nomeadamente burros e cavalos.
Durante o circuito pedagógico, as crianças tiveram a possibilidade de ouvir diversos testemunhos dos habitantes do Juncal do Campo e Chão da Vã, relativos à recetividade, desenvolvimento e simbologia dos murais.
O circuito foi uma experiência extremamente positiva e pedagógica, tendo as crianças mostrado muito entusiasmo por participarem numa experiência educacional diferente, contribuindo para aprendizagens, que no futuro poderão fazer a diferença na criação de novas estratégias de desenvolvimento dos territórios do interior e rurais de Portugal.
O circuito pedagógico insere-se no plano de atividade da associação e conta com o apoio da União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo e da Câmara Municipal de Castelo Branco.