PROENÇA-A-NOVA
Alunos assinalam 28º aniversário da Convenção sobre os direitos das crianças
Para assinalar o 28º aniversário da Convenção sobre os direitos das crianças, as crianças do 1º ciclo da Escola Básica de Proença-a-Nova participaram na Campanha Nacional Estendal dos Direitos, aderindo à proposta da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens lançada a todas as instituições públicas e particulares, entidades com competência em matéria de infância e juventude e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.
As crianças pintaram t-shirts com mensagens, com a ajuda e colaboração das docentes e auxiliares, contribuindo assim para a divulgação dos direitos da criança, para aumentar a consciência pública acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança, para consciencializar as crianças e jovens sobre os seus direitos e facilitar a sua integração plena no processo de desenvolvimento dos seus direitos.
No final, o trabalho resultou num estendal colorido colocado na fachada da Escola Básica do 1º ciclo, cujo objetivo foi envolver organizações e cidadãos, através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Criança em espaços públicos.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças: não discriminação, interesse superior das crianças nas decisões que lhes digam respeito e direito a participar e exprimir os seus pontos de vista.
Esta iniciativa contou com a adesão do Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, do Município de Proença-a-Nova e da Comissão para a Proteção de Crianças e Jovens e do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.