40 ANOS DEPOIS DO PRIMEIRO
Colóquio de Arqueologia e História de Penamacor já tem programa
O II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor – 40 anos depois – Ciências e Territórios em Mudança, que se realiza de 4 a 6 de outubro, em Penamacor, já tem programa.
A apresentação foi feita por Pedro Salvado, que é o diretor do Museu Arqueológico José Alves Monteiro, do Fundão, durante a cerimónia que assinalou o Dia do Concelho de Penamacor, dia 1 de junho.
O Colóquio pretende assinalar os 40 anos do evento que decorreu com o mesmo nome em 1979, além de reunir dados sobre o estado da investigação no Concelho nas últimas quatro décadas, compreender o que foi feito e o que está por fazer e preparar uma série de ações que contemplem a investigação histórica e arqueológica em Penamacor, fomentando a interação académica e regional. Neste evento estarão reunidos investigadores de Coimbra, Porto, Lisboa Évora, Castelo Branco, Cáceres, Salamanca, Ávila, Madrid e Penamacor, entre outros.
Estão programadas comunicações sobre Pré e Proto-História Peninsular: Circulações entre Territórios Malcata-Gata; O Domínio Romano: Religião, Poder e Circulação; Guerra, Paz e Permeabilidades: A Fronteira da Baságueda do Século XII ao Século XX; Patrimónios e Tradições em Terras da Raia Luso-Extremenha; e Desenvolvimento Local Património e Turismo. Está, ainda, agendado um espetáculo etnomusical e a atividade Visitas Guiadas e Orientadas, além da apresentação de posters e do Ebook Arqueologia, História e Património, de Mário Pires Bento. A isto há ainda a acrescentara a exposição Bibliografia Territorial – Penamacor 40 Anos Em Imagens, no Museu Municipal.