26 de junho de 2019

João Belém
AMIZADE

A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.
François La Rochefoucauld

A origem da palavra amizade é incerta, e isso provavelmente porque é tão antiga quanto o ser humano. Há quem considere que provém do latim “amicus” que é derivado da palavra “amore”. Há outros que dizem que vem do grego, onde o “a” seja a negação e o “ego” seja o eu, de onde se juntou para ser “am-ego” (sem o eu), chegando ao latim como “amicus”.
Atualmente, a palavra amigo consta em todos os dicionários como um sinónimo da virtude maior do ser humano nos seus relacionamentos afetivos.
Segundo Aristóteles, em Ética a Nicómaco, “o significado de amizade é a comunhão entre duas ou mais pessoas que têm em comum padrões de atitude, valores ou bens determinados; a amizade possui forma semelhante ao amor, mas mais ligada à ideia de benevolência, solicitude, zelo etc.
Uma amizade pode desenvolver-se a partir de uma utilidade recíproca, do prazer ou do bem, entretanto, amizades fundadas no interesse e no prazer acabam quando se esgota o fundamento; somente uma amizade em que se tem como base o bem-estar do amigo pode ser firme e estável e, portanto, é somente esta a verdadeira amizade”.
Amizade é algo que se conquista através das atitudes que temos em relação àqueles que nos cercam. A amizade é construída com base na confiança, na solidariedade, na empatia, na fraternidade e no amor. A amizade sincera não se prende às ilusões da matéria, tampouco a interesses escusos e mesquinhos. A amizade demonstra-se em todos os momentos da vida, nem que seja apenas para se dizer um olá, como estás? O amigo verdadeiro é paciente, pois sabe que todos têm defeitos e que ainda estamos longe da perfeição. A amizade que perdura somente enquanto existe um interesse, não é verdadeira e tão logo cesse o interesse ela desfaz-se por si só. Pessoas que se tornam amigas de alguém apenas por interesse demonstram a pequenez de espírito e o quão longe estão de sentirem o carinho e o amor de uma amizade sincera. Pessoas assim, um dia despertam e percebem que não têm ninguém ao seu lado, nem um ombro amigo para chorarem as suas dores, pois não souberam cultivar nem conquistar esse sentimento tão belo e maravilhoso que é a amizade.
Assim, solicito que pensemos se temos sido realmente amigos daqueles que nos querem bem e que se preocupam connosco. Façamos o possível para manter esse sentimento em nós e nos outros, para que mais tarde não soframos a dor da solidão.

26/06/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video