POR DESPACHO DO SECRETÁRIO DE ESTADO MIGUEL FREITAS
Azeitona Galega da Beira Baixa tem proteção à denominação
A Azeitona Galega da Beira Baixa passou a ter proteção à sua denominação, a nível nacional, após um despacho do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, publicado esta segunda-feira, 8 de julho, em Diário da República.
No Despacho Nº 6249/2019 pode ler-se que “determino que seja conferida, a nível nacional, proteção à denominação Azeitona Galega da Beira Baixa como Indicação Geográfica, com efeitos a partir de 8 de maio de 2019, data de apresentação do pedido de re-gisto à Comissão. O uso desta indicação geográfica fica reservado aos produtos que obedeçam às disposições constantes no respetivo caderno de especificações depositado na Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural”.
Refira-se que a Azeitona Galega da Beira Baixa é produzida nos concelhos de Belmon-te, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila Velha de Ródão e Vila de Rei, no Distrito de Castelo Branco, e ainda no Concelho de Mação, no Distrito de Santarém, destinando-se à produção de azeite, mas, principalmente, à produção de azeitona de mesa.