AEBB reúne com candidatos às Legislativas
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) está a reunir com a lista de candidatos às Legislativas de 6 de outubro pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, no âmbito de uma ronda de pedidos de reunião a todos os partidos com assento parlamentar.
A AEBB, considerando as Legislativas de 6 de outubro e sendo o atual momento de elaboração dos programas eleitorais dos partidos políticos, é da opinião que este “é o momento oportuno para sublinhar o seu papel de interlocutor e apresentar um conjunto de contributos de medidas estruturantes, assentes em matérias decisivas e prioritárias para o desenvolvimento da Região. A AEBB, na sequência de pedido feito, recebeu contributos dos seus associados, que teve oportunidade de apresentar no âmbito deste encontro”.
A primeira reunião realizou-se dia 23 de agosto, com a lista de candidatos do CDS/PP e nesse encontro o presidente da AEBB, José Gameiro, segundo é adiantado pela Associação, “fez questão de relembrar alguns bloqueios que afetam profundamente o desenvolvimento socioeconómico do Interior, nomeadamente o despovoamento generalizado, a falta de mão de obra e os custos de contexto. Foi ainda feita uma reflexão sobre um conjunto de temáticas significativas que respondem positivamente à atual realidade da Região, através da implementação de medidas que visem a fixação de pessoas e recursos humanos qualificados, a conclusão da ligação a Espanha via IC31 e a abolição das portagens nas ex-Scuts. De realçar que sobre o tema portagens, a lista de candidatos do CDS/PP declarou ser a favor da reposição gradual, das ex-Scuts, sem portagens”.
Outras propostas abordadas pelo partido foram a criação de um estatuto fiscal especial, como forma de acelerar o desenvolvimento das regiões do Interior, com a criação de incentivos para captar investimento estruturantes para a Região e o desenvolvimento de novas áreas de negócios, o apoio à internacionalização, digitalização das empresas entre outras medidas abordadas, como o melhoramento da rede interna de transportes, não deixando de ser sublinhado o importante papel de interlocutor que as associações empresariais representam no processo de desenvolvimento económico da Região.
No dia 30 de agosto realizou-se a reunião com os candidatos do Partido Socialista (PS), na qual os socialistas, segundo avançam, deram “a conhecer o trabalho desenvolvido, quer na Assembleia da República, quer no Governo, e dos esforços cuja continuidade se mostra necessário assegurar para termos mais e melhor emprego, fixar e atrair empresas e continuar a aposta na promoção e desenvolvimento, da nossa região.
É destacado que neste âmbito “foram sublinhados vários exemplos do compromisso do Governo do PS com o Interior, entre os quais, a afetação de 1.700 milhões de euros de fundos comunitários para apoiar exclusivamente projetos empresariais no Interior, no contexto da reprogramação do Portugal 2020 – bem como a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, que tem permitido criar e dinamizar projetos turísticos na Região. Trata-se de medidas de defesa do Interior de grande impacto e em execução. Efetivamente as várias políticas e medidas tomadas pelo governo do PS em conjugação com os esforços das autarquias e das empresas, têm permitido contribuir para uma redução significativa do número de inscritos nos centros de emprego e dinamizar a economia regional. Foram também salientadas pelos candidatos algumas das medidas de discriminação positiva previstas para o Interior no programa do governo do PS”.
Na reunião foram também abordadas questões da mobilidade, nomeadamente da diminuição das portagens e da ligação transfronteiriça a Madrid através da ligação da A23, que “foi uma luta de há muito tempo, desenvolvida por autarcas do PS e que conseguimos nesta legislatura colocar nas prioridades através do Plano Nacional de Investimentos”, referiu Hortense Martins, lembrando “que corresponde à defesa que o Primeiro Ministro António Costa, tem feito da necessidade de estreitar e valorizar as ligações transfronteiriças”. Assim, realçou “pugnar pela execução desta via, é um compromisso, cuja importância tem sido reconhecida por todos, empresários e habitantes do nosso distrito e mesmo para a região Centro”.
Hortense Martins lembrou que “o IC31 tinha sido também um compromisso do PS da Região Centro, tinha assumido, através da reunião dos seus presidentes de federação do PS, realizada há um ano em Viseu”.