PARA REGISTO DE INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO
Adufeiras de Monsanto participam em documentário internacional
As Adufeiras de Monsanto vão figurar no documentário Gimme The Beat, que é um projeto internacional em torno dos instrumentos de percussão que tem percorrido o Mundo, para registar e dar a conhecer a evolução cultural e artística do ritmo.
O documentário é produzido pelos estúdios K-Train Music Studios, com sede em Vancouver, no Canadá, que enviaram em agosto uma equipa ao Concelho de Idanha-a-Nova, para recolher o toque do adufe, instrumento de percussão identitário deste território.
A escolha da produção recaiu sobre Monsanto, conhecida como a Aldeia mais Portuguesa, onde a equipa do documentário teve a oportunidade de entrevistar a adufeira Amélia Fonseca e gravar os toques e cantares tradicionais das Adufeiras de Monsanto.
Os responsáveis pelo projeto, dirigido por Nicole Rhicard, referiram que “as mulheres de Monsanto honram uma tradição que tem sido transmitida de geração em geração. Sentimo-nos muito gratos por termos tido a possibilidade de conviver com este incrível grupo de mulheres” e consideraram a aldeia histórica de Monsanto “o local de gravações favorito até ao momento”.
Para a Câmara Idanha-a-Nova este documentário é mais um importante reconhecimento internacional do património musical e da vivência singular que a música proporciona naquele território, enquanto elemento identitário e um dos principais pilares do seu desenvolvimento económico e coesão social.
Com estreia prevista para 2020, numa plataforma global de streaming, Gimme The Beat é uma serie documental dividida em seis episódios que aborda a evolução do ritmo e dos instrumentos de percussão em vários pontos do Mundo, com performances e entrevistas a músicos e investigadores, estando neste momento em fase de produção.