PROTOCOLO ASSINADO COM A CÂMARA
Ovibeira assume gestão do Parque de Leilões de Gado
A Câmara de Castelo Branco assinou, dia 26 de setembro, um protocolo de gestão do Parque de Leilões de Gado da Beira Baixa, com a Ovibeira – Associação de Produtores Agropecuários.
Criado em 2015, pela Câmara de Castelo Branco, o Parque de Leilões de Gado tem como principal objetivo dinamizar a atividade de produção de gado bovino, criado na Região, contribuindo para uma valorização da carne e para o incremento da competitividade e dos ganhos obtidos pelos produtores.
A Câmara realça que “depois de cerca de quatro anos sob gestão da autarquia, que implementou a infraestrutura, esta é já reconhecida pelos produtores como essencial para a comercialização de gado e regularização do mercado”, considerando que “era o momento de passar a sua gestão para a Ovibeira, uma associação do setor”.
Na cerimónia o presidente da Câmara, Luís Correia, referiu que “sendo gerido por uma associação, que conhece a realidade do setor, consideramos que esta infraestrutura tem, agora, ainda mais condições para ir mais além”, destacando a importância das parcerias para o sucesso destes espaços.
Para o presidente da direção da Ovibeira, Vítor Carmona, “a associação não podia ficar indiferente ao desafio que nos foi lançado pela autarquia, pois a grande dificuldade, dos produtores pecuários da Região, esteve sempre no setor da comercialização”, acrescentando ainda que “a Ovibeira tinha de ser parte da solução”.
Com quase 40 anos de existência e 1.300 associados, a Ovibeira apresenta um efetivo pecuário de 140 mil pequenos ruminantes e 25 mil grandes ruminantes, numa área de atuação que envolve os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão.