Edição nº 1656 - 16 de setembro de 2020

Lopes Marcelo
CIDADÃO NOTÁVEL E MÉDICO ILUSTRE

Acaba de partir um dos cidadãos mais ilustres do nosso tempo da comunidade albicastrense e em toda a região. Refiro-me ao Dr. João Castel - Branco da Silveira, ilustre médico que sempre conheci como um cidadão muito empenhado nas questões do desenvolvimento social, com destaque para a sua comunidade de origem, o concelho de Idanha-a-Nova, bem como abrangendo toda a nossa região.
Na década de oitenta do século passado, já com uma carreira médica notável, especialista em gastrenterologia e dirigente do seu serviço no Hospital de Santa Maria, teve a coragem de optar por vir para Castelo Branco como pioneiro da sua especialidade na Beira Interior. De facto, no Hospital de Castelo Branco, novo em instalações e carente de novas valências, fundou e organizou o Serviço de Gastrenterologia, criando novas condições e gerando toda uma equipa de técnicos especialistas que até aos nossos dias tem assegurado a continuidade da alta qualidade do serviço. Foi Director do Serviço de 1984 a 1994 e de 1997 a 1998. De 1994 a 1997 exerceu as funções de Director do Hospital, tendo contribuído para a abertura do Hospital à comunidade através da acção da Liga dos Amigos do Hospital.
Foram, assim, duas décadas de total entrega ao progresso da região na área da saúde, tendo sido criadas novas condições de assistência, novos meios e serviços, que muito contribuíram para a melhoria das condições de vida das nossas gentes que, nas muitas décadas anteriores, tinham sido deixadas ao abandono pelo poder central. Conhecia bem o Dr. Silveira as características endémicas da alimentação da nossa população rural, com abuso das carnes gordas e seus derivados, com graves consequências no campo das doenças gástricas. Assim, o seu decisivo contributo inseriu-se numa missão social de mudança de hábitos alimentares de grande significado cultural.
Já de um período mais recente, posso dar testemunho de que continuava disponível e empenhado nas questões sociais centradas na área da saúde, enquadrando-as numa visão abrangente e integrada no almejado desenvolvimento e melhoria das condições de bem-estar das pessoas da nossa região. De facto, há meia dúzia de anos, a Associação Empresarial – NERCAB, no quadro de reflexão sobre o desenvolvimento do nosso Distrito, decidiu promover a constituição de um Conselho Consultivo, composto por especialistas dos diversos sectores da actividade económica e social. Com o foco no mundo rural recaiu na minha pessoa o convite da Direcção da Nercab e, sobre o sector da saúde, foi convidado o Dr. Castel - Branco da Silveira. Realizaram-se meia dúzia de encontros voluntários e graciosos que se traduziram em sessões de reflexões, de questionamentos e de propostas, num processo de trabalho aberto e criativo. Prepararam-se vários textos para servirem de base a uma iniciativa que mereceu o aplauso de todos, a realização de um Congresso empresarial da Beira Baixa. O Congresso acabou por se realizar, mas bastante desenquadrado das reflexões e conclusões temáticas deste Grupo de Trabalho/Conselho Consultivo.
Na área da saúde, o Dr. Silveira produziu intervenções muito esclarecedoras e bem fundamentadas. Quer das suas intervenções, quer das animadas conversas que ambos estabelecemos, evidenciou-se a afirmação do seu muito saber e da sua disponibilidade genuína para defender ideias e medidas que na área da saúde colocassem as pessoas em primeiro lugar e que, quer os médicos, quer as instituições e os serviços deviam estar próximos das pessoas, dos seus anseios e necessidades concretas. Valorizava a vertente preventiva dos cuidados primários de saúde junto das pessoas, de modo a que a eficácia da oferta do sistema de saúde contribuísse para o desenvolvimento local e regional, ao contrário de se tornarem estruturas administrativas e corporativas, pesadas e distantes.
Pelo seu contributo inestimável e pelo seu exemplo notável, aqui deixo a minha singela homenagem ao cidadão notável e ao médico ilustre.

16/09/2020
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video