CELEBRANDO O ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO POETA EUGÉNIO DE ANDRADE
Em Nome da Beira em Alcains começa dia 19 de janeiro
Em Nome da Beira, que é um projeto da Alma Azul dedicado à dinamização de produtos culturais e regionais da Beira, realiza-se este ano nos meses de janeiro e fevereiro, em Alcains, com forte presença no espaço digital, devido à situação de Estado de Emergência e aos confinamentos obrigatórios; mantendo como é habitual o Em Nome da Beira – Coimbra 2021 no mês de novembro.
Em Nome da Beira em Alcains começa dia 19 de janeiro, terça-feira, com a celebração do aniversário do nascimento de Eugénio Andrade, que foi Prémio Camões 2001, nasceu em Póvoa de Atalaia, em 1923, e de quem a Alma Azul prepara uma biografia para editar em 2022, na coleção Em Nome da Beira – Biografias.
Este ano, a Alma Azul vai abordar autores a quem Eugénio de Andrade dedicou poemas ou outros textos, e de quem foi amigo. Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís, Jorge de Sena, Ruy Belo, Luís Miguel Nava e Eduardo Lourenço são alguns dos autores que serão divulgados através de textos de Eugénio de Andrade, que devido ao estado de confinamento serão enviados através de correio eletrónico e da rede social Facebook.
Também no dia 19 abre a Mostra de Autores da Beira, iniciativa que a Alma Azul dinamiza há 18 anos. A Mostra terá um formato on-line enquanto se mantiver o confinamento obrigatório, passando a presencial, se tal for possível,l até 20 de fevereiro.
Maria Antonieta Garcia, António Roxo, Maria Adelaide Salvado, Florentino Beirão, António de Vasconcelos, Lopes Marcelo, Jaime Lopes Dias, Francisco Goulão e Maria Victória Ataíde, são apenas alguns dos autores presentes na Mostra que apresentará algumas raridades para os colecionadores de etnografias e estudos da Beira, como dois exemplares da Monografia de Castelo Branco, em fac-símile da edição de 1890.
Outro dos livros em destaque será António Ramalho Eanes, de Nelson Mingacho, o primeiro título da coleção Em Nome da Beira – Biografias, que esgotou a edição.
António Ramalho Eanes nasceu em Alcains, a 25 de janeiro de 1935, e a Alma Azul vai celebrar o seu aniversário on-line, recordando o seu trabalho enquanto primeiro Presidente da república eleito após a Revolução de Abril de 1974, no dia em que completa 86 anos.
Haverá ainda, em fevereiro, um trabalho sobre a história do ensino público em Alcains, em que as Irmãs Franciscanas serão recordadas, assim como a sua Casa do Bem, onde funcionou o primeiro Jardim de Infância de Alcains.
A apresentação do livro Certificado de Presença, de António Salvado, dia 20 de fevereiro, data em que o autor Albicastrense completa 85 anos, encerra o programa de Em Nome da Beira em Alcains.
Certificado de Presença é uma edição A Mar Arte, de fevereiro de 1996, a qual completa precisamente 25 anos em 2021.
A apresentação do livro Certificado de Presença será realizada com uma conversa aberta e informal, on-line ou presencial, dependendo da evolução da situação de pandemia, sobre a importância do trabalho das pequenas editoras para a promoção da Poesia.
A Mostra apresentará uma preciosidade, que é a primeira edição do livro Uma faca nos dentes, de António José Forte, na & etc, numa edição de 1983, em homenagem ao editor Vítor Silva Tavares.