Oleiros premeia trabalhos de alunos do AEPAA sobre questões ambientais
Os prémios do concurso Um por todos. Todos pelo Ambiente! do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), de Oleiros, já foram atribuídos. O concurso destinava-se aos alunos do Ensino Secundário ou 3º Ciclo do Ensino Básico e foi organizado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), contando com a colaboração da Câmara de Oleiros. A iniciativa tinha como objetivo a promoção de uma reflexão sobre problemas ambientais existentes.
Na cerimónia que contou com a presença do executivo municipal e representantes do Politécnico, foram atribuídos dois prémios de 150 euros, a duas equipas, e de 450 euros, ao AEPAA.
O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, deixou uma mensagem aos jovens alunos, ao afirmar que “os livros são o maior inimigo da ignorância”. Sublinhou ainda a aposta da autarquia no setor da educação refletindo-se numa alta taxa de alunos licenciados, num concelho onde “ninguém deixa de se licenciar por falta de dinheiro”.
Os alunos participaram em equipas, de acordo com o nível de ensino, através da realização de um vídeo, com um máximo de cinco minutos, no qual era abordado um problema ambiental e proposta uma solução. O júri do concurso contou com um representante do Politécnico, um representante de cada município, um representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e um representante da Quercus.
A Câmara de Oleiros contribuiu com 1.200 euros, que foram atribuídos às equipas vencedoras e ao AEPAA.
O concurso decorreu no âmbito das comemorações do 40º aniversário do Politécnico e envolveu as autarquias de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Oleiros.