A REALIZAR A PARTIR DE 19 DE ABRIL
Junta de Freguesia alerta para a importância dos Censos 2021
A Junta de Freguesia, numa conferência de Imprensa realizada na passada sexta-feira, 9 de abril, alertou para a importância dos Censos 2021, com o presidente, Leopoldo Rodrigues, a destacar que “o processo de recenseamento é muito importante, porque os futuros quadros de apoio terão como referência estes Censos”.
Refira-se que os Censos 2021 estão na rua desde dia 5 de abril, data em que começou a distribuição das cartas com os códigos que, depois, a partir de dia 19 de abril, são indispensáveis para responder às perguntas do recenseamento.
É perante a importância destas cartas com os códigos que Leopoldo Rodrigues revela o “receio que as pessoas não percebam a importância da carta que é colocada na caixa de correio, acompanhada de uma nota explicativa da Junta”.
Leopoldo Rodrigues realça, também, que o “recenseamento propriamente dito é a partir de dia 19 de abril”, para adiantar que, “já recebemos vários pedidos de apoio”. Perante isto destaca que “a partir de dia 19 de abril teremos a funcionar na Casa do Arco do Bispo, no Largo de Camões, um ponto de apoio fixo”, sublinhando que “quem precisar de ajuda faça o pedido junto da Junta de Freguesia”.
Por outo lado, alertou também as pessoas, “para terem cuidado com falsos recenseadores”, com o delegado municipal, Vítor Mareco, a frisar que “todos os recenseadores estão identificados com um cartão do Instituto Nacional de Estatística (INE)”.
Vítor Mareco adiantou ainda que até à passada sexta-feira, 9 de abril, já tinham sido entregues “60 por cento dos códigos” e avançou que também “há a possibilidade de associações locais darem ajuda no preenchimento dos questionários”.
Noutra vertente, realçou que “por questões de mobilidade das pessoas, o recenseador também pode ir a sua casa, se for necessário”.