Edição nº 1692 - 26 de maio de 2021

Estudantes de Medicina dinamizam atividades nas escolas e lares

Oito estudantes de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar estiveram em Proença-a-Nova, de 14 a 16 de maio, com o objetivo de dinamizarem diversas iniciativas junto dos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e ainda junto dos utentes e funcionários dos lares do Concelho. Alimentação saudável, educação sexual e doenças cardiovasculares foram alguns dos temas abordados nas escolas, adaptando-se o conteúdo ao nível de escolaridade, já que estiveram envolvidos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao 10º ano. Nos lares, falou-se de saúde mental e COVID e foram ainda realizados alguns exercícios físicos. Paralelamente, também os colaboradores dos lares e o pessoal docente e não docente do Agrupamento participaram na palestra sobre enfarte agudo do miocárdio e AVC.
De acordo com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, que dinamiza esta iniciativa, o objetivo do Med On Tour é também “promover o contacto dos estudantes com aldeias, vilas e cidades do Interior, mostrando-lhes a realidade diária dessas regiões, algumas delas sem o acesso devido aos cuidados de saúde”, sendo que para os municípios é “uma excelente oportunidade de quiçá fixar futuros médicos, já que os estudantes têm a oportunidade de conhecerem melhor o município, bem como todas as suas potencialidades”.
Para além de Proença-a-Nova, o roteiro passou por Paredes de Coura, Alcalena, Armamar e Vila Flor. Se em anos anteriores se realizaram rastreios gratuitos junto da população, a pandemia obrigou a uma readaptação dos serviços disponibilizados, optando-se pelo formato de palestras dirigidas a um público específico, previamente definido. Ainda assim, mantém-se o contacto com a população com o objetivo de partilhar informação que possa contribuir para um estilo de vida mais saudável.

26/05/2021
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video