Casa de Saúde de Idanha-a-Nova entra em funcionamento
A Casa de Saúde de Idanha-a-Nova, Localizada na Avenida Mouzinho de Albuquerque, nas antigas instalações do Espaço Sénior, abriu dia 7 de junho, com serviços médicos e de enfermagem para todos os beneficiários do Cartão Raiano de Saúde 0-114.
O serviço tem disponível uma Linha de Atendimento Permanente, através do contacto 968310286.
Também as viaturas da Unidade Móvel de Saúde (UMS), com com médico e enfermeiro, e Espaço Cidadão Móvel iniciaram o seu percurso regular pelas vilas e aldeias do Concelho.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, afirma que “estes serviços gratuitos são disponibilizados pela autarquia, de forma articulada e complementar com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em prol das populações de todas as freguesias do Concelho”.
Recorde-se que o Cartão Raiano de Saúde 0-114 destina-se a todos os cidadãos recenseados no Concelho de Idanha-a-Nova e seus filhos residentes menores de idade.
Trata-se de um seguro complementar ao Serviço Nacional de Saúde que dá acesso célere e diário aos cuidados primários de saúde, disponibilizando um conjunto de serviços, a nível local e nacional, a todos os beneficiários.
Armindo Jacinto realça que “o Cartão Raiano de Saúde 0-114, sem custos para os munícipes ou limite de idade, permite usufruir de um centro de atendimento em permanência em Idanha, na Casa de Saúde, com médico e enfermeiros, mas também de serviços médicos e de enfermagem ao domicílio e através das Unidade Móvel de Saúde e Espaço Móvel Cidadão, que já se encontram a percorrer todas as freguesias do Concelho”.
Armindo Jacinto refere também que o projeto “está a ser preparado há cerca de seis anos e visa a criação de condições para se viver em Idanha uma vida longa e com qualidade, no âmbito de uma estratégia que além da saúde, envolve a educação, a habitação, a segurança e a economia”.
Refira-se que o Cartão Raiano de Saúde é um projeto com características únicas em Portugal. Além dos serviços que estão disponíveis no Concelho de Idanha-a-Nova, os beneficiários têm acesso a uma rede médica nacional completa, a preços convencionados. Inclui serviços médicos tais como hospitalização, parto, ambulatório, consultas e exames, Estomatologia, Fisioterapia, rede de bem-estar, entre outros.