Edição nº 1706 - 8 de setembro de 2021

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021
Carlos Faria apresenta Novo Rumo para Ródão

O movimento Novo Rumo, que resulta da coligação entre o Partido Social Democrata (PSD) e o Centro Democrático e Social/Partido Popular (CDS/PP) apresentou o programa do candidato à Câmara de Vila Velha de Ródão, Carlos Faria, nas eleições Autárquicas de 26 de setembro.
Na sessão, um dos temas abordados foi o da transparência, com Carlos Faria a afirmar que “não podemos esquecer que o Concelho, segundo os últimos dados do Índice de Transparência Municipal (ITM), estava na posição 202 no ranking, o que não deixa de ser preocupante, uma vez que, em 2013, com a anterior presidente, Maria do Carmo Sequeira, ocupava a posição 26”.
Destacou, por outro lado que “Vila Velha de Ródão é um concelho com um elevado valor patrimonial natural capaz de fomentar o desenvolvimento do turismo e das atividades económicas associadas” e denunciou uma liderança camarária que “ já nada traz de novo”.
Para o candidato Vila Velha de Ródão “é mais do que empresas de papel e maus cheiros” e poderá beneficiar duma localização com “um bom posicionamento geográfico, boas acessibilidades por estradas e autoestrada e por comboio”, o que considera fundamental porque Vila Velha de Ródão “tem mais para dar do que apenas fábricas e emprego ligado à indústria”.
O programa do Novo Rumo prevê apostar sobretudo na requalificação urbana e responsabiliza o atual presidente da Câmara da falta de casas, “porque, se a autarquia fizesse planeamento, saberia, à partida, que havia um número de empresas que se iriam fixar na região, (...) logo sabia que não havia parque habitacional suficiente para alojar os novos trabalhadores e assim permitir que se instalassem no Concelho”.
É também defendido que “é urgente fazer o que a autarquia fez pouco, que é construir mais habitações. Neste sentido, comprometo-me a sensibilizar os empresários da construção civil, esclarecendo-os da existência em Vila Velha de Ródão e nas freguesias de um nicho de oportunidades nesta área e incentivando-os a aproveitá-lo”.
Já com foco nas áreas do emprego, da educação e do apoio social, Carlos Faria apresentou medidas de colocação de jovens qualificados, de criação de diferentes postos de trabalho em diferentes áreas” não esquecendo “a educação, a cultura, a natureza, agricultura, O social, a gestão, a saúde e a veterinária, bem como “o apoio à educação das crianças, incentivos à natalidade e à adoção, proteção às famílias carenciadas e aos idosos, sendo este um dos aspetos de extrema importância”.
Entre outras áreas abordou também a do ordenamento do território e ambiente, bem como a do Turismo, em relação á qual sublinhou que “Vila Velha de Ródão precisa de ser publicitada para mostrar que é mais do que empresas de papel e maus cheiros. Tem de mostrar que tem mais para dar do que apenas fábricas e emprego ligado à indústria. Tem também muita atratividade ambiental e natural, muito ligada ao Tejo Internacional”.

08/09/2021
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video