PARA ALUNOS DOS ENSINOS SUPERIOR E SECUNDÁRIO
Estudantes têm sala de estudo aberta das zero às oito horas
As associações de estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) têm um novo espaço, que se localiza na residência de estudantes, na Avenida Rotary, em Castelo Branco. Novo espaço onde, desde esta segunda-feria, 25 de outubro, está a funcionar uma sala de estudo noturna, que está aberta entre as zero e a oito horas.
Na inauguração das instalações, Alexandre Pinto Lobo, em nome de todas as associações de estudantes das escolas do Politécnico, referiu que a sala de estudo noturna conta com um segurança, quer é pago pelas associações de estudantes, e realçou que se trata de “um espaço de apoio à comunidade académica”, que se destina “aos alunos do Politécnico, mas também aos das escolas secundárias, criando uma ligação entre os ensinos Superior e Secundário”.
Por outro lado, destacou que o novo espaço das associações de estudantes “é o início de um projeto de união entre alunos, docentes e funcionários do Politécnico”.
Alexandre Pinto Lobo sublinhou ainda que, “finalmente, as escolas estão todas unidas” e revelou que o objetivo passa por “até final do ano criar a Associação Académica de Castelo Branco, a qual considera importante por vários motivos, exemplificando que “em Castelo Branco não existe uma Receção ao Caloiro há quatro anos e isso não pode acontecer”.
O presidente do Politécnico, António Fernandes, também considera importante o novo espaço das associações de estudantes e afirmou que “a disponibilização deste espaço era algo que desejávamos fazer há muito tempo”, mas realçou que “os dois últimos anos tiveram um funcionamento muito atípico, devido à pandemia”. Esse passo, no entanto, pode agora ser dado “ e foi disponibilizado este espaço, que não estava a ser utilizado. Existe agora um espaço, separado da residência de estudantes, que queremos que os estudantes sintam como seu, pois queremos contribuir para que os estudantes se sintam cada vez melhor”.
António Fernandes aproveitou ainda a ocasião para destacar que este ano letivo o Politécnico tem mais 2.400 novos estudantes e com os olhos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), avançou que através deste “será construída uma nova residência de estudantes, com 150 camas, no Campus da Talagueira”, bem como “serão requalificadas as residências de estudantes de Castelo Branco e Idanha-a-Nova”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Dias Pires, afirmou que “é muito importante este espaço estar criado” e lançou um desafio no sentido dos estudantes “participarem no Voluntariado Comunitário Ativo”, chamando a atenção para o facto de este ser um modo de “melhorarem o seu currículo”.
António Tavares