Edição nº 1745 - 8 de junho de 2022

CULTURA
A Aula de António Salvado regressa em julho

Reavivando mais uma vez a ideia que as suas aulas não obedecem a quaisquer esquemas tradicionais, António Salvado de novo surpreendeu com certas observações que eram consequência de assuntos entretanto tratados. E apraz mencionar algumas pelo seu caráter sem dúvida cativante. Assim, e a propósito do que é a palavra-chave numa frase ou num verso, o poeta, citando o verso de Camões “Alma minha gentil que te partiste…”, acentuou as razões que o levaram a considerar gentil como palavra-chave. E, em rápida mas pormenorizada divagação, recordou que o verso faz parte de um soneto dedicado a Dinamene, a companheira chinesa que acompanhava Camões e que morreu devido ao naufrágio, na foz do Rio Mecão, da embarcação em que o génio seguia para Goa, a fim de ser julgado pela acusação de corrupção de que era acusado no desempenho das suas funções em Macau.
E quando na parte da carta consagrada às palavras que intelectuais estrangeiros consideravam as mais cheias de graça na língua portuguesa, a propósito de uma delas só e lá foi trazido aos assistentes o conteúdo do livro, com o mesmo título, de António Nobre, ou mencionando Saudade e eis a “Saudade, gosto amargo de infelizes…” de Garrett, explicada nos seus valores expressivos. Então, e surgindo na série de nomes a palavra garota e recorda o poeta a célebre Garota de Ipanema, com os versos de Vinicius de Morais, e glória da Bossa Nova brasileira (híbrido musical, recorda An-tónio Salvado, do samba, do baião do Nordeste brasileiro e do free jazz da costa ocidental dos Estados Unidos, não esquecendo de apontar que a Bossa Nova foi objeto de contestação por parte dos estudantes universitários brasileiros que viam nela influência maligna dos Estados Unidos”.
E, mais à frente no desenvolvimento da aula, na alínea consagrada à etimologia das palavras, ao referir uma frase do grande prosador do Século XVII Frei Luís de Sousa (no século, Manuel de Sousa Coutinho) na qual apareceu a palavra imbecilidade, evidencia António Salvado que o nome significa fraqueza e a menção foi pretexto para o poeta recordar que a genial peça de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa de verídicas e de histórias para testemunhar, bem antes (explicando sempre) pelo contrário... Outras divagações se poderiam ainda formalizar relativas a particularidades do vocabulário português ao fim e ao cabo ilações surpreendentes…
Enfim, e resumindo o eixo pedagógico da aula, diga-se que nele se insere a chamada de atenção para a expressividade fonemática dos sons articulados com um sentido, a riqueza polissémica de tantos vocábulos; a nossa escolha perante uma série sinonímica, o excurso do poeta sobre formas divergentes, insistindo naquelas que patenteiam grande desvio semântico (tradição/traição, por exemplo); como nascem os sinónimos; o valor e o correto emprego do eufemismo, o fenómeno das analogias, entre outros segmentos.
No final da sessão, que em muito ultrapassou o tempo regulamentado, foi anunciado que a próxima sessão ocorrerá a 6 de julho.

08/06/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
17/07
Poesia e CiênciaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
18/07 a 20/07
Noites Azuladas Praça Manuel Cargaleiro, Castelo Branco
19/07
BraveCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
20/07

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video