COM POESIA DE CAMÕES A PARTIR DE ANTOLOGIA DE GONÇALO SALVADO COM DESENHOS DE FRANCISCO SIMÕES
Transmissão do vídeo sobre Camões adiada para 17 julho
A transmissão do vídeo produzido e editado pela Livraria Sá da Costa em colaboração com editora Lumen, a partir do conteúdo da antologia organizada pelo poeta Gonçalo Salvado, com desenhos do escultor Francisco Simões e apresentação de Maria João Fernandes, Com Vinho e Rosas – O amor o vinho e as rosas na poesia de Luís Vaz de Camões – Homenagem aos 450 anos da Ilha dos Amores, com estreia prevista para o passado dia 17 de junho, via Internet, no Facebook, na página de partilha de poesia Quem Lê Sophia de Mello Breyner, coordenada por Lília Tavares e Carlos Campos, foi adiada para dia 17 de julho.
O adiamento resulta de problemas com o estado de saúde do escultor Francisco Simões, um dos intervenientes do vídeo, que impossibilitaram a conclusão das filmagens, o que só foi possível agora, com as suas melhoras.
A antologia foi concebida para celebrar os 450 anos da Ilha dos Amores, criação de Camões incluída nos Lusíadas e teve o seu lançamento na Livraria Sá da Costa, ao Chiado, em Lisboa, dia 10 de Junho, dia que celebra o poeta.
O livro publicado pela editora Lumen, em parceria com a Livraria Sá da Costa, de Lisboa, e a Quinta dos Termos, insere-se na coleção Poesia Pintura e Vinho dirigida por Gonçalo Salvado, que tem como editor Ricardo Paulouro.
A obra reproduz no título um verso (adaptado) de Camões da estrofe 41 do Canto IX, de Os Lusíadas, onde se encontra o célebre episódio da Ilha dos Amores.
A antologia reúne uma seleção das referências ao vinho e às rosas na poesia e na dramaturgia de Camões e reproduz na capa um retrato de Camões, pelo escultor Francisco Simões, escultor do amor, igualmente autor de um conjunto escultórico intitulado Ilha dos Amores e Ninfas que se encontra no espaço arquitetónico do Parque dos Poetas, em Oeiras, e que evoca as figuras e o espaço descritos por Luís de Camões no episódio da Ilha dos Amores. Fotos que registam alguns aspetos desse conjunto escultórico ilustram o livro, juntamente com dois desenhos de nu feminino do mesmo artista.
O vídeo, com realização e autoria do fotógrafo Henrique Calvet, reproduz uma gravação com a leitura de excertos da poesia de Luís de Camões presente no livro, ditos por Francisco Simões, Gonçalo Salvado e Maria Paula Mendes.
As filmagens foram efetuadas junto ao conjunto escultórico Ilha dos Amores e Ninfas na Livraria Sá da Costa no atelier de Francisco Simões, no Funchal, cidade onde o artista reside.