Unidade Móvel de Saúde percorre praias fluviais
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova voltou a percorrer as praias fluviais, zonas balneares e piscinas públicas do concelho, nos meses de julho e agosto, com o objetivo de sensibilizar os veraneantes a adotar hábitos saudáveis.
Nesta sétima edição, 298 pessoas tiveram a oportunidade de medir e avaliar a sua tensão arterial, pulsação, saturação de oxigénio no sangue, glicémia, colesterol e temperatura e fazer a avaliação de bioimpedância (peso, índice de massa corporal, percentagens de gordura e água corporal, massa muscular, nível físico, massa óssea, índice metabólico basal, idade metabólica e percentagem de gordura visceral), de forma gratuita. Foi ainda distribuída a Revista ao Sol, este ano dedicada às alterações climáticas e às consequências que essas modificações ambientais trazem para a saúde.
Das quase 300 pessoas avaliadas, 83 por cento eram residentes no concelho e 17 por cento de fora do Concelho. De referir ainda que do total de atendimentos, 79 pessoas foram atendidas pela primeira vez, sendo que 70 por cento eram residentes do Concelho.
No início de julho, a UMS deslocou-se também à Bateria das Baterias para realizar os habituais rastreios de saúde aos participantes do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova e sensibilizar os participantes para os cuidados a ter com as elevadas temperaturas a que estão sujeitos.
Carlos Dias, técnico de diagnóstico e terapêutica da UMS, refere que de uma forma geral, consolidando uma tendência que já vem de anos anteriores, a avaliação dos resultados dos rastreios aos utentes é, regra geral, melhor. O excesso de peso e a falta de exercício físico continuam a ser os principais problemas detetados, o que traz consigo outras complicações de saúde.