COM A PRESENÇA DE NUNO FAZENDA, SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO
Monsanto inaugura investimentos de 2,5 milhões de euros
A aldeia histórica de Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova, foi palco, dia 20 de dezembro, da inauguração de um conjunto de investimentos para melhorar as condições para residentes e visitantes, mais concretamente obras de requalificação nos arruamentos e nas redes de água e saneamento, a melhoria dos acessos na vila e ao Castelo, a instalação de iluminação cénica, a instalação de um TOMI, ferramenta digital de apoio à visitação, e autocarros elétricos e postos de carregamento.
Os investimentos em Monsanto, que ascenderam a 2,5 milhões de euros, foram realizados pela Câmara de Idanha-a-Nova e por diversas entidades parceiras e programas de financiamento.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realçou que “Idanha sente muito orgulho em ter uma pérola como Monsanto no seu território, que tem uma riqueza extraordinária e com os investimentos que têm sido feitos, nomeadamente no âmbito do Centro 2020 e do Turismo de Portugal, torna-se ainda mais acessível, mais atrativa e inclusiva”.
Armindo Jacinto destacou também que os investimentos realizados tanto servem a população como os fluxos turísticos e sublinhou a importância da colaboração entre as várias entidades envolvidas.
Com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, foi também inaugurada a rota turística Monsanto - House of the Dragon - Game of Thrones, Ninho do Dragão, inspirada nas filmagens em Monsanto da famosa série da HBO. São 27 painéis colocados ao longo das ruas de Monsanto e que se estendem até ao Castelo, agora com iluminação cénica, combinando o património da aldeia histórica com o universo da Guerra dos Tronos.
Em relação a todos estes projetos, Nuno Fazenda elogiou o trabalho realizado, ao afirmar que “Idanha-a-Nova é sinónimo de natureza, pois não tem só recursos naturais, como também sabe projetar essas riquezas para o Mundo, de que é exemplo a integração na Rede Internacional de Bio-Regiões. Idanha é igualmente história, gastronomia e cultura, sendo inclusive Cidade Criativa da Música da UNESCO. Idanha é também Mundo, por isso conseguiu captar uma grande produção internacional da HB0, o Boom Festival, entre outras iniciativas de âmbito internacional. Por fim, Idanha é pessoas, porque quem faz os territórios são as pessoas e só assim o turismo faz sentido”.
Para o governante, “os turistas querem territórios com autenticidade, com história e património, e em Idanha existe isso tudo”. Nuno Fazenda defendeu que “a preservação e a inovação nos territórios deve-se, em grande parte, aos seus residentes, cuidadores das paisagens e cuidadores do património”.