Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1829 - 31 de janeiro de 2024

NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 2 DE FEVEREIRO
Hotel Fonte Santa promove jantar vínico da Região da Beira Interior

O Hotel Fonte Santa, em Monfortinho, no Concelho de Idanha-a-Nova, em parceria com o sommelier João Carriço, promove, na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, a partir das 18 horas, um jantar vínico, que tem como objetivo mostrar a zona Interior do País, sendo uma forte região vitivinícola de Portugal, com uma beleza natural inconfundível, ladeada por pitorescas aldeias históricas.
João Carriço afirma que “mais do que um jantar, onde se pretende juntar produtores e os vários interessados sobre vinho, este é um encontro que pretende, também, promover a cultura do Interior do País”.
Acrescenta que “o início deste encontro terá como base uma pequena oficina sobre a região e a forma como esta influencia o vinho que aqui se produz, quer pelo solo, pelo clima ou até pela influência das montanhas”.
Nesta edição, os vinhos que vão harmonizar o jantar são os vinhos da Quinta dos Termos. Esta quinta encontra-se situada no centro de Portugal, no sopé da encosta Sul da Serra da Estrela, resguardada dos ventos frios do Norte e ensolarada pela sua exposição a Sul, permite-lhe atingir no verão temperaturas por vezes superiores a 50ºC, o que conduz a um grau de maturação superior, dando origem a vinhos complexos, aromáticos e de boa consistência.
O encontro será o primeiro deste ano, com o intuito de organizar um a cada dois meses juntando produtores de diferentes regiões de Portugal, para que possa haver um intercâmbio de culturas e experiências.
As reservas para o jantar podem ser feitas através do endereço eletrónico hotelfontesanta@hotelfontesanta.pt ou do telefone 277430300 (chamada para a rede fixa nacional).
De referir que o conceito de sommelier integra não só um entendimento alargado do vinho, desde as suas regiões, às tipicidades que o influenciam, como o terroir, clima, ou estilo, mas também arte que envolve aconselhar, escolher e servir o vinho. Mais do que ser especialista em vinho, ser sommelier alude à capacidade criativa de harmonizar bebida e refeição, conduzindo o cliente a uma experiência vínica gastronómica única. A ascensão da prática a arte decorre da paixão do profissional pelo processo que vai da colheita até à garrafa, desde a vinificação, à estética, para que nada seja ao caso quando se trata de bem servir”.

31/01/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
03/05 a 16/06
EscapeGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
12/04 a 30/06
Memória de abril - 50 Anos DepoisCasa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
15/05 a 23/06
Percursos, Retrospetiva de António CarmoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
15/06
ClepsydraLivraria Livros Tintos, Fundão
tituloNoticia
16/06
Feira Mensal de ColecionismoAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video