CULTURA
Alma Azul leva a poesia a vários pontos do País
A Alma Azul tem como programa do mês de março, uma sessão de autógrafos em Alcains, do livro Eugénio de Andrade – Da Beira Baixa ao Porto; a celebração do Dia Internacional da Mulher, na Soalheira; e o Dia Mundial da Poesia, em Loulé e Albufeira, no Algarve. No dia 13 de março, vai à Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, e no dia 14 participa no Há Poesia no Jardim, na Biblioteca Municipal de Beja.
Um mês sobre o signo da poesia que terá os seus momentos altos, no dia 21, Dia Mundial da Poesia, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, com uma oficina dedicada a celebrar o 25 de Abril de 1974 que tem por título A Poesia está na Rua. Esta iniciativa em parceria com a Biblioteca Municipal, será dirigida a alunos do 7.º ano; e à noite, pelas 21 horas, a Alma Azul estreia a sessão literária Camões nas Palavras de Sophia, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira.
Na Beira Baixa, dinamiza Elas e a Revolução, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, na Soalheira, com o Núcleo local da Academia Sénior, no dia 8 de março, às 14h30 horas, numa parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, do Fundão.
A sessão de autógrafos em Alcains, ainda sem data fixa, mas muito próxima da Páscoa, do livro Eugénio de Andrade – Da Beira Baixa ao Porto, será num espaço ao ar livre.
O livro que a Alma Azul editou em fevereiro, no formato de sessão literária que vai de Póvoa de Atalaia ao Porto, passando por Castelo Branco, Lisboa e, com grande destaque, por Coimbra, acompanha o percurso e a poesia do autor de Escrita da Terra, nascido em Póvoa de Atalaia, Fundão, em janeiro de 1923, e estará disponível apenas em livrarias independentes e nas feiras do livro de Coimbra, Lisboa e Porto.
A dinamização da leitura de poesia na Biblioteca Municipal de Ourique, que tem como patrono o antigo Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio, será a partir dos autores Natália Correia e Mário Cesariny.
Ricardo Fonseca Mota, que recebeu o Prémio Ciranda 2021, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, pelo seu livro As Aves não têm Céu, é o convidado de Há Poesia no Jardim, no dia 14 de março, em Beja, com a apresentação do seu livro de poesia A Mão e a Grandeza, da editora Húmus.