António Tavares
Editorial
O tempo de terminar as férias e regressar à escola está em contagem decrescente. Ou seja, daqui a alguns dias, terminam as férias de verão, também conhecidas como férias grandes, e os estudantes regressam à escola, para iniciar um novo ano letivo, que lhes garantirá desenvolvimento e novas aprendizagens.
Para a grande maioria trata-se, de facto, de um regresso, mas para muitas crianças será uma nova fase na sua vida e não só na escolar, mas também na pessoal, porque o ingresso na vida estudantil é um marco significativo, que lhes ficará marcado na memória para sempre.
O início das aulas, no entanto, como é lógico, não abrange apenas os alunos, uma vez que, desde logo, envolve os pais, sem esquecer os funcionários das escolas, entre eles os professores, que ao longo do ano letivo vão poder desenvolver a sua missão, que de modo algum é fácil, muito pelo contrário, e, infelizmente, nem sempre é devidamente reconhecida.
Por outro lado, com o regresso às aulas, as cidades, vilas e aldeias também ganham uma nova vida, com toda a movimentação que isso implica, com destaque para animação que os mais jovens transportam para as ruas. Afinal, é fácil de verificar que as cidades, vilas e aldeias ganham outra vida quando há aulas.
É certo que ainda faltam alguns dias, mas, desde já, um bom regresso, e que todos se lembrem que o ensino é fundamental para o desenvolvimento pessoal e de um país.