Edição nº 1839 - 10 de abril de 2024

SEGUNDO DISCO DEPOIS DA VITÓRIA NO THE VOICE PORTUGAL
Rodrigo Lourenço lança Senhora do Almortão

Rodrigo Lourenço, depois de ter conquistado Portugal no The Voice Portugal, do qual saiu vencedor, e após ter lançado seu EP de estreia, Aprendiz, com músicas inéditas de Marisa Liz e Fernando Daniel, entre outros, regressa com um novo tema, Senhora do Almortão, que conta com a participação de Celina da Piedade e dos Cantadores do Alentejo.
Rodrigo Lourenço afirma que “o lançamento deste tema é fruto do meu desejo de editar uma das músicas que me tornou vencedor do programa da RTP. Sempre adorei a música tradicional alentejana, e tive a ideia de unir a música tradicional beirã e alentejana, e lançar esta versão da Senhora do Almortão com um grupo e uma artista que admiro, enquanto músicos alentejanos com uma carreia cheia de sucessos”.
Adianta ainda que, “inicialmente, o tema era para ser lançado apenas com participação dos Cantadores do Alentejo, mas senti que o tema precisava de uma voz feminina, para trazer alguma doçura no meio de tantos homens, e como nome de destaque da música alentejana, a Celina Piedade era a pessoa certa”.
Recorde-se que Rodrigo Lourenço começou por estudar música clássica com 15 anos, posteriormente, com 17 anos venceu o programa The Voice Portugal. Com 18 anos lançou o seu EP de estreia, e agora, com 19 anos, continua os seus estudos de música em Lisboa, e regressa com músicas em parceria com artistas de vários estilos musicais, com intenção de mostrar a sua versatilidade e qualidade enquanto cantor e intérprete.
Os Cantadores do Alentejo nasceram, oficialmente, no concurso da RTP, Got Talent Portugal, programa onde chegaram à semifinal. A fama que alcançaram com o programa deu-lhes alento para se atreverem a gravar um álbum Atrevido. Com destaque para o tema Bubedeira, que conta com mais de 345 visualizações, e o tema Jaquim, com mais de 195 mil visualizações.
Os Cantadores do Alentejo é um grupo de cinco Alentejanos com o propósito de continuar o legado do Cante Alentejano e de inovar com o objetivo de chegar a um público de todas as idades.
Celina Piedade é compositora, acordeonista, cantora e etnomusicóloga, uma mulher cheia de carisma que tem levado o seu conhecimento e criatividade aos mais variados contextos, da música de tradição a um sentir mais contemporâneo e universalista, passando por toda a riqueza do Cante Alentejano, mas também a energia do folk e da música pop.
Conta já com quatro álbuns em nome próprio, que são Em Casa, O Cante das Ervas, Sol e Ao vivo na Casinha, e participou em mais de 150 discos em parceria com outros artistas, dos quais se destacam Rodrigo Leão, Ludovico Einaudi, Kepa Junkera, Mayra Andrade, Amor Eletro, entre outros. Foi cofundadora Uxu Kalhus, Homens da Luta, Tais Quais e Maré.
Destaca-se a sua vitória no Festival da Canção, com os Homens da Luta, em 2011, e também em 2017, em nome próprio com o tema primavera, que ficou em terceiro lugar. Como também o seu tema com mais sucesso, Ceifeira, que conta mais de um milhão de visualizações no Youtube.

10/04/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
24/05
Festival Alcains ConectaCasa do Povo de Alcains
tituloNoticia
24/05
Margem de ErroCasa do Povo de Alcains
25/05
CabeloCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
23/05 a 24/05
XVII FITUCBCastelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video