Edição nº 1842 - 1 de maio de 2024

50 anos do 25 de Abril celebrados com música e animação

Em Idanha-a-Nova, mais de 300 pessoas reuniram-se, no Recinto da Feira Raiana, para assinalar os 50 anos do 25 de Abril.
Ao longo de toda a tarde, a Câmara de Idanha-a-Nova proporcionou um almoço convívio, seguido de um programa de animação com música, jogos tradicionais e Mercado da Bio-Região.
A animação musical esteve a cargo de Frederico Alves e Amigos do Fole; das Adufeiras de Idanha-a-Nova; dos bombos Raia dos Sonhos, do Ladoeiro; do Grupo de Cantares de São Miguel de Acha; da Carpe Tuna e da Adufotuna, e de Maurício Melfe, com o concerto Recordar Abril.
Os jogos tradicionais também marcaram presença, com torneios de malha, que envolveram 22 equipas; de petanca, com sete equipas; e de sueca, com 10 equipas, organizados pela associação Raia Gerações.
O Mercado da Bio-Região de Idanha-a-Nova esteve representado por vários produtores.
As comemorações do 25 de Abril começaram de manhã, com o tradicional Hastear das Bandeiras Nacional e do Município, no edifício dos Paços do Concelho. A cerimónia foi abrilhantada pela Filarmónica Idanhense, a distribuição de cravos à população e um apontamento pirotécnico.
Seguiu-se a Assembleia Municipal comemorativa dos 50 anos da Revolução dos Cravos, que contou com intervenções dos representantes das três forças políticas com assento na Assembleia Municipal, do presidente da Câmara, do presidente da Assembleia Municipal e de elementos do público que usaram da palavra.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, destacou que “apesar dos desafios que ainda enfrentamos, Portugal é hoje um país mais justo, equitativo e democrático”, lembrando o Poder Local, uma das conquistas de abril, como “um dos principais motores do desenvolvimento do Portugal democrático, por atuar em proximidade e trazer melhores condições às populações”.
Por seu lado, o presidente da Assembleia Municipal, João Dionísio, afirmou que “ninguém é detentor absoluto dos ideais de Abril, pois “somos todos juntos garantes da democracia e do desenvolvimento do nosso concelho”.
As comemorações começaram ainda na noite do dia 24 de abril, com o concerto Canções de Abril – Os 50 dos 25, que decorreu no Centro Cultural Raiano e juntou a Filarmónica Idanhense, o tenor João Mendonza e as Adufeiras de Idanha-a-Nova.

01/05/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
25/05
CabeloCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video