Edição nº 1843 - 8 de maio de 2024

Poesia de Gonçalo Salvado antologiada na Di Versos

A revista de poesia e tradição Di Versos vai publicar nos próximos dois números a antologia com poesia de Gonçalo Salvado com o título Sua Nudez Inteira.
Fundada em 1996, entre outros escritores, por José Carlos Marques, seu atual coordenador, a revista, de publicação semestral, é a única em Portugal que se dedica com regularidade e já com bastante longevidade, em exclusivo, à edição de poesia. A sua chancela é das Edições Sempre-Em-Pé.
Por resolução de José Carlos Marques, a antologia de Gonçalo Salvado organizada por este a seu convite prevista para o Nº37, pelo facto de exceder a dimensão habitual da revista inicialmente prevista, fará parte integrante dos dois números da Di Versos. Foi do responsável da revista a opção de manter a escolha de Gonçalo Salvado com o intuito de não lesar a sua unidade.
A antologia inclui uma seleção de poemas, retirados de alguns livros publicados pelo autor, alguns deles em versão bilingue, traduzidos para as línguas espanhola, árabe e hebraica.
Poeta exclusivo do amor, do erótico e do feminino, como bem atesta a antologia que se irá publicar, Gonçalo Salvado é autor até à data de 18 livros de poesia e de diversas antologias de temática amorosa. Acerca da sua poesia, pronunciou-se, entre outros, António Ramos Rosa, de quem se comemora este ano o centenário do nascimento, referindo-se-lhe como “poeta lírico e erótico de um lirismo muito claro e muito perfeito, de uma claridade e unidade estilística extraordinárias”.
Para muito breve está a publicação de um novo livro de poesia de Gonçalo Salvado intitulado Quando a Luz do Teu Corpo Me Cega, ilustrado com desenhos originais de Álvaro Siza Vieira e com um ensaio introdutório de Maria João Fernandes.
O livro terá a chancela da RVJ Editores e conta com uma edição especial em Braille,com o título Luminea, que incluirá uma seleção de poemas com o tema da luz no contexto amoroso, recorrente na obra do autor, um desenho de Siza Vieira gravado em relevo, com a colaboração do Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Ambas as edições são apoiadas pela Câmara de Proença-a-Nova.
Três serigrafias, numeradas e assinadas por Álvaro Siza Vieira, acompanharão as duas primeiras edições numa colaboração do Centro Português de Serigrafia.

08/05/2024
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video