10 DE JUNHO, NA ERMIDA DE SANTA APOLÓNIA, ALCAINS
Alma Azul comemora 500 anos do nascimento de Luís de Camões
A Alma Azul assinala, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, entre as 10 e as 12 horas, no próximo dia 10 de Junho, no feriado do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, com um programa ao ar livre que tem como objetivo promover a língua portuguesa e os seus autores.
O programa começa às 10 horas, com a mostra 25 Livros de Autores de Língua Portuguesa, devidamente selecionados e que procura representar a evolução da arte literária desde o século XVI ao século XXI, tanto na poesia, como na narrativa ou ensaio. 25 Livros de Autores de Língua Portuguesa celebra o trabalho da Alma Azul desde 1999, com livros de Antero de Quental, Cesário Verde, Raul Brandão, Hilda Hilst, Machado de Assis, Luísa Costa Gomes, José Gil, Agustina Bessa-Luís, Rui Nunes, Maria Velho da Costa, Vergílio Ferreira e Andreia C. Faria, entre outros.
Às 10h30 inicia-se uma conversa comunitária sobre Camões e a Liberdade, para dar a conhecer Camões e a sua intensa biografia enquanto criador, e onde não faltarão as palavras de Jorge de Sena, Camões dirige-se aos seus contemporâneos, e de Sophia de Mello Breyner Andresen, Camões e a Tença.
Segue-se O Tempo das Cerejas, com a leitura partilhada de poemas de Eugénio de Andrade e José Alberto Oliveira, e, após a distribuição pelos participantes de cerejas do Fundão, um texto de Maria Gabriela Llansol que evoca Fernando Pessoa.
Recorde-se que Eugénio de Andrade nasceu em Póvoa de Atalaia; José Alberto Oliveira, em Souto da Casa; e Maria Gabriela Llansol passou parte da sua infância e adolescência em Alpedrinha, na casa dos seus avós paternos. As três freguesias do Concelho do Fundão, que acolhe na sua história literária autores de referência nacional e internacional.
Será a ligação do Concelho do Fundão, através da poesia e da narrativa, a um Tempo das Cerejas que a memória da infância dos autores perpetua, o trabalho que a Alma Azul apresenta em Alcains para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa valorização da cultura literária da Beira Baixa e do Distrito de Castelo Branco.
A participação no programa A Língua de Camões em Alcains é gratuita, mas a produtora de atividades literárias agradece a inscrição prévia, até ao próximo domingo, 9 de junho, às 12 horas, através da sua morada eletrónica, para garantir boas condições de acolhimento a todos os participantes.