UBI tem 1.579 vagas para o Concurso Nacional de Acesso
A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, tem 1.579 vagas em cursos de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado, para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), que está a decorrer.
Os lugares distribuem-se pelas 36 formações disponíveis no CNAES, com sete cursos a aumentar o número de vagas. Neste particular, o Mestrado Integrado em Medicina é onde se regista a maior subida, com mais cinco vagas face a 2023.
A solidez da oferta formativa da UBI levou à manutenção do número de acessos em 24 cursos e a pequenos ajustamentos em quatro.
Este ano a Universidade apresenta uma nova proposta para os candidatos, o curso de 1.º Ciclo em Computação Criativa e Realidade Virtual, do Departamento de Informática, da Faculdade de Engenharia. Esta proposta pretende formar diplomados com conhecimentos que cruzem a criatividade com as áreas das ciências e das tecnologias da computação.
A instituição realça que “a oferta formativa da UBI mantém a qualidade de ensino com padrões internacionais e inclui áreas que são altamente valorizadas pelo mercado de trabalho. Os cursos abrangem as principais áreas científicas do Ensino Superior e estão relacionados com as faculdades de Artes e Letras, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Engenharia”.
Acrescenta que “além da formação de alta qualidade, os estudantes que escolham a UBI têm a oportunidade de fazer parte de uma comunidade com um forte espírito académico e sentido de identidade ubiana. Paralelamente, beneficiam da elevada qualidade de vida e dos custos mais baixos que existem na cidade da Covilhã. A estas vantagens somam-se os prémios de mérito e as diversas bolsas disponíveis, de que são exemplo os apoios financeiros do programa Impulso jovem STEAM, dirigidos aos alunos de cursos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática”.
A primeira fase do CNAES decorre até dia 5 de agosto para os candidatos com Ensino Secundário e provas de ingresso portuguesas. Para os candidatos com Ensino Secundário e/ou provas de ingresso estrangeiras, o prazo é até 29 de julho.
À semelhança dos anos anteriores, a UBI terá a funcionar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES), no qual é disponibilizada informação e apoio em todo o processo de candidatura.