Edição nº 1855 de 31 de julho de 2024

Patrícia Bernardo
“LAÇOS ETERNOS: A MAGIA DA CONEXÃO ENTRE AVÓS E NETOS”

“Ninguém pode fazer pelos netos o que os avós fazem. Eles salpicam uma espécie de pó de estrelas sobre suas vidas.” - Alex Haley
A relação entre avós e netos é uma das conexões mais profundas e significativas dentro da estrutura familiar. Esses laços, que atravessam gerações, são repletos de amor, sabedoria e experiência. A propósito do Dia dos Avós, no passado 26 de Julho penso ser importante falarmos sobre a magia dessa relação especial, destacando como os avós influenciam o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos netos, além de fortalecer os vínculos familiares.
Os avós, frequentemente, oferecem um ambiente de segurança emocional aos netos, tendo a capacidade de fornecer estabilidade e afeto, que são cruciais para o bem-estar emocional das crianças. A presença dos avós pode ajudar a criar uma rede de apoio que promove a autoconfiança e a resiliência nos netos, especialmente, em momentos de crise. Muitas vezes, são eles que podem oferecer continuidade e um sentimento de normalidade, ajudando as crianças a enfrentar mudanças e desafios com mais segurança e menos stresse.
Para os pais, saber que seus filhos estão sendo cuidados por alguém de confiança pode aliviar a pressão e o stresse diário e para as crianças, os avós representam uma fonte constante de apoio e conforto.
Por outro lado e não menos importante, temos a transmissão da história e das tradições familiares. Os avós são peritos nesse papel essencial de transmissão de valores, crenças e práticas culturais. Essa ligação com o passado familiar ajuda as crianças a desenvolverem um sentido de identidade e pertença.
Não é ao acaso que os avós ensinam e preservam tradições culturais, desde receitas familiares até festividades e costumes. Essa transmissão cultural enriquece a vida das crianças e coneta-as às suas raízes.
Assim podemos compreender que esta interação avós-netos vai contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, já que pode estimular a aprendizagem, através dos jogos, histórias e atividades educativas , bem como, conversas enriquecedoras.
No entanto, a importância dos avós pode variar dependendo da estrutura familiar e do contexto cultural. Em muitas culturas, os avós são parte integrante do núcleo familiar, assumindo papéis significativos no cuidado e educação dos netos, podendo oferecer apoio prático e emocional diário, aliviando a carga dos pais e fortalecendo os laços familiares.
Por exemplo nas famílias monoparentais, os avós, muitas vezes, desempenham um papel essencial de suporte. Eles podem oferecer ajuda prática, como cuidados infantis, além de apoio emocional tanto para o pai ou mãe quanto para as crianças.
É necessário valorizar e fomentar a relação entre avós e netos, pois torna-se essencial para o fortalecimento dos laços familiares e para o desenvolvimento saudável das novas gerações.
“Se você tem a sorte de ainda ter avós, visite-os, honre-os e celebre-os enquanto puder.” - Regina Brett
Psicóloga Clínica e da Saúde

31/07/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video