Edição nº 1862 - 25 de setembro de 2024

António Tavares
Editorial

O Dia Mundial do Turismo é assinalado na próxima sexta-feira, 27 de setembro. O turismo que é uma fonte de receita importante, muitas vezes a principal, para muitos países. Portugal está nesse lote de países, uma vez que é um dos principais destinos a nível mundial.
Portugal assenta a sua oferta turística no Sol e praia, a nível continental, ao que soma as belezas inquestionáveis da Madeira e dos Açores. Mas, o resto do território está praticamente inexplorado, salvo raras exceções, não se aproveitando verdadeiras pérolas como são o Interior.
Mas, lá está, mais uma vez, a tão falada necessidade de dar vida aos territórios desertificados do Interior, não passa da retórica. Alguns investimentos vão surgindo, mas apenas pela mão de quem luta com todas as forças por um território que é seu e com o qual mantém laços afetivos. Por isso, a beleza das paisagens, a gastronomia e a arte de bem receber praticamente só é conhecida por turistas, nomeadamente estrangeiros, que quase por sua conta e risco se aventuram a ir além das ofertas tradicionais de Sol e praia.
Dito isto, é fácil de perceber que o Interior tem muito a dar e a ganhar com o turismo, desde que este mereça uma melhor atenção.
Quem pode ficar a ganhar com uma estratégia bem delineada? Todos. Desde logo estas regiões do Interior, que podem ganhar uma nova vida, com a criação de empregos e a respetiva fixação de pessoas por essa via, a economia local, mas também a nacional.
É caso para dizer: O Interior espera por si.

25/09/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video