Edição nº 1900 - 18 de junho de 2025

Estudantes apresentam projetos para tornar o território mais resiliente

Os trabalhos finais das turmas do 9.º D, E e F da Escola Secundária Amato Lusitano (ESAL), de Castelo Branco, desenvolvidos no âmbito da atividade proposta na disciplina de Geografia, com o projeto Estar Preparado - Riscos - Tornar Castelo Branco Uma Cidade +Resiliente, foram apresentados, dia 6 de junho, no Salão Nobre da Câmara de Castelo Branco.
O projeto surgiu no seguimento das palestras proferidas pela equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Castelo Branco aos estudantes da ESAL, durante o letivo 2024/2025.
No terceiro período, os alunos foram desafiados a pensar no seu território, do ponto de vista dos riscos naturais, propondo medidas ou ações para o tornar mais resiliente. Entre os trabalhos desenvolvidos, foram selecionados sete, que foram apresentados no Salão Nobre, onde estiveram presentes o diretor do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano (AEAL), Carlos Almeida; o coordenador do SMPC, Amândio Nunes, e respetiva equipa; e o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues.
Amândio Nunes afirmou que “consideramos que esta foi uma ótima iniciativa e ficámos muito surpreendidos pelos projetos apresentados” e sublinhou que “algumas das propostas são bastante pertinentes e colocamos a hipótese de poderem vir a ser implementadas”.
Nos trabalhos apresentados 0 9.º D, abordou os temas Plataforma SIGAF - Sistema de Gestão de Autorização Florestal: prevenção de incêndios florestais; Verde Sem Cinzas: equipa de voluntariado para ações após os incêndios; APRA - Aplicação de informação e aviso à população: sistema de alerta multirriscos.
Por seu lado, o 9.º E abordou os temas VigiaFloresta CB: a inteligência artificial ao serviço da vigilância e atuação e inverno Seguro: apoio na alteração de janelas e equipamentos eficientes energeticamente.
Já o 9.º F apresentou os temas Sombra com História, Raízes de Sombra, Sombra com Lógica: preparar as escolas do Agrupamento com sistemas de sombra desenvolvidos através de tecidos e materiais reciclados e Albigotas: aspersores urbanos ecológicos.

18/06/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video