Escola de Alcains conquista ouro no SuperTmatik de Geografia
A Escola Básica e Secundária de Alcains conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Internacional de SuperTmatik de Geografia - 3.º ciclo - 2025. Matilde Simões, aluna do 7.º ano, residente em Alcains, e Miguel Duarte, aluno do 8.º ano e residente nos Escalos de Cima, finalizaram no primeiro lugar internacional, com medalha de ouro e diploma. Além disso, João Lima, de Alcains, do 8.º ano ficou em 7.º lugar, e Guilherme Rafael, também de Alcains, do 7.º ano terminou em 9.º lugar.
Neste final de ano letivo, estes quatro alunos ficaram bem destacados no top 10 internacional dos estudantes de 3.º ciclo dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que são Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Portugal.
O medalheiro da Escola de Alcains, no campeonato da Geografia, já conta com quatro medalhas de ouro, do 7.º ano, conquistadas em 2021 e 2025); o 8.º ano com uma, e 2025; o 9.º ano também com uma, de 2023; ao que se junta uma medalha de prata, do 8.º ano, em 2021; e uma de bronze, do 7.º ano, em 2020.
O Campeonato, organizado pela Eudactica editores, decorreu durante os segundo e terceiro períodos letivos, tendo as três fases sido disputadas na escola-sede do agrupamento, em Alcains. Primeiro, com a realização dos intraturmas, onde todos os alunos têm a oportunidade de se apurar com os melhores lugares a nível da escola. Depois, com a disputa no interturmas, em que são selecionados os melhores alunos da escola para a representarem na grande final internacional. Nesta última fase, via Internet em tempo real, mais uma vez a escola ficou bem colocada.
Os alunos participantes que se destacaram referiram que a competição estimula muito e que as conversas em equipa, em algumas situações, ajudam a viver e a ultrapassar as situações semelhantes que os outros alunos também sentem, sobretudo, o nervosismo.