AS ATIVIDADES SOCIAIS E CULTURAIS ESTENDEM-SE POR CINCO SEMANAS
Alma Azul dá início a Livros Extraordinários na Passagem do Ano
A Alma Azul vai realizar cinco semanas de atividades sociais e culturais em que os livros serão a âncora de todo o programa, demonstrando que uma biblioteca ou uma livraria são lugares para múltiplos encontros de debate, de acolhimento e de democracia.
Leituras, Encontros com Autores, Encontro de Culturas e Religiões, apresentação de livros, celebração do 88.º aniversário de Alberto Pimenta, e o início de um novo programa que será nuclear em 2026 na Alma Azul, A Experiência da Poesia.
Um extenso programa que contará com parcerias ativas, entre elas, com o Coletivo Maralha e a Associação Ecogerminar, de Castelo Branco.
Uma demonstração das possibilidades literárias no Concelho de Castelo Branco, mas também em Coimbra, cidade que acolherá o encerramento do programa, no dia 7 de janeiro, com a iniciativa “A Experiência da Poesia, dedicada a Ana Luísa Amaral.
O início do programa Livros Extraordinários na Passagem do Ano realiza-se em Castelo Branco, mais precisamente na oficina de Jorge Batista, em que a Alma Azul reúne uma comunidade de leitores em redor do texto Invasão Francesa, de António Roxo, texto que integra a Monografia de Castelo Branco, editada pela Alma Azul, em outubro de 2005, com o apoio da Câmara de Castelo Branco, há precisamente 20 anos.
A leitura terá lugar no interior da oficina de Jorge Batista, dia 1 de dezembro, às 11 horas, e os voluntários a participar na leitura devem inscrever-se na morada eletrónica da produtora de atividades literárias, com sede em Alcains, até ao próximo sábado, 29 de novembro, para lhes ser enviado o texto para leitura. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, porque limitadas, e pela necessidade de uma coordenação da comunidade de leitores.