A ALMA AZUL NO MERCADO DE ALCAINS
Em Nome da Beira com atividades no Mercadinho de Natal
O programa Em Nome da Beira no Mercadinho de Natal termina no próximo sábado, 10 de janeiro, às 11 horas, com a apresentação de História e Lenda de Inês de Castro, de António de Vasconcelos, sessão que integra a leitura do poema de Ana Luísa Amaral, E arrancar corações: um ato inútil.
Recorde-se que a 7 de janeiro de 1355, foi executada a sentença de morte de Inês de Castro, em Coimbra.
História e Lenda de Inês de Castro é um relato sobre esse acontecimento histórico, mas também sobre a construção da lenda que se seguiu.
António de Vasconcelos é o mais conhecido biógrafo da Rainha Santa Isabel, avó de D. Pedro, o outro protagonista da narrativa que se mantém viva, não só em Coimbra, mas em todo o Mundo, e que Luís de Camões ajudou a difundir, e, segundo António de Vasconcelos, a criar, ao incluí-la no seu Canto III, de Os Lusíadas.
Antes na próxima sexta-feira, 9 de janeiro, também às 11 horas, serão distribuídos, gratuitamente, por quem visitar a Loja Em Nome da Beira, no Mercado de Alcains, os últimos exemplares do número zero da Revista Alcains 2000, editada pela Alma Azul, em dezembro de 2000, há precisamente 25 anos, e que contém entre outros temas um trabalho sobre o Museu de Artes e Ofícios de Alcains, um texto de Rui Jacinto A Casa Comum; e um portfólio do então novo espaço de lazer, As Piscinas de Alcains; e, porque em dezembro se celebra anualmente o Natal, o conto de Eça de Queirós, Suave Milagre.
Um projeto da Alma Azul para a valorização de Alcains, de que só saíram três números, pelo que o primeiro, o número zero, é um acontecimento marcante para a história de Alcains, no início do novo século e milénio.