Edição nº 1934 - 18 de fevereiro de 2026

Máximo apresenta Cantiga Bailada com vozes das Adufeiras do Castelo de Idanha-a-Nova

Máximo acaba de lançar o single Cantiga Bailada, que com arranjo original do músico e compositor, foi feito a partir do tema tradicional de Idanha-a-Nova, Cantiga Bailada, interpretado pelas Adufeiras do Castelo de Idanha-a-Nova e que faz parte do património musical popular.
Apresentado pela primeira vez ao vivo no concerto de abertura do Boom Festival, em Idanha-a-Nova, Cantiga Bailada parte do tema tradicional desta vila, interpretado pelas Adufeiras do Castelo de Idanha-a-Nova, património vivo da música popular portuguesa. A versão editada do single resulta de uma gravação ao vivo de um concerto em São João da Madeira, posteriormente misturada e masterizada no Bairro Up Studios, no Bairro Alto, em Lisboa.
Tendo como ponto de partida as vozes das Adufeiras, o tema constrói-se a partir de samples vocais e desenvolve-se numa formação que cruza piano, baixo elétrico, bateria, sintetizadores e eletrónica, organizada em três secções distintas.
Máximo realça que “quando ouvi Cantiga Bailada cantada pelas Adufeiras, senti uma atração imediata pela melodia, que me levou a explorá-la de várias formas ao longo do arranjo. Para mim, é claramente uma composição de jazz, com algumas influências de rock progressivo e do músico americano Eddie Chacon”.
No tema, Máximo assina a composição, produção, piano e sintetizadores, acompanhado por Joppe Van Note, na bateria, e Jan Honnef, no baixo elétrico. A mistura e masterização são de Miguel Sá Pessoa, com Rui Oliveira como técnico de som. A direção criativa e o design da capa são de Joana Cardoso e José Albuquerque.

18/02/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
11/02 a 30/04
RequintinhaCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video