14 maio 2014

Festival das Sopas Tradicionais de Proença-a-Velha bate recorde de participações

O XII Festival das Sopas Tradicionais reuniu no fim de semana, em Proença-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, 113 sopas, pelo que foi batido o recorde nacional que tinha sido estabelecido no ano passado, com 112 sopas.
Naquele que é o maior certame nacional dedicado a este prato, foram consumidos milhares de litros de sopa pelos muitos de visitantes que aproveitaram o bom tempo para desfrutar da gastronomia do Concelho de Idanha-a-Nova.
Particulares, instituições, associações e restauração de toda a região puseram à prova os seus dotes culinários na eleição das melhores sopas locais. A maior representação coube à Freguesia de Proença-a-Velha que, nesta edição, apresentou 56 sopas a concurso.
O valor gastronómico e cultural do receituário tradicional e a forte participação da população local foram aspetos enaltecidos pela organização do evento.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realçou que a sopa “é um dos pratos mais apreciados pelos portugueses”, que estão entre os maiores consumidores de hortofrutículas por pessoa. A razão para isso, sustentou o autarca, reside na grande qualidade e diversidade das receitas.
Por seu lado, a presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, salientou que o Festival já está firmemente enraizado entre a população da aldeiae garantiu que “é uma festa que, desde início, foi feita pelo povo e para o povo. Foi crescendo e hoje é um orgulho dizer que este é o maior festival de sopas do País, com mais de uma centena de participações”.
O XII Festival das Sopas coincidiu com o XII Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertina, que levou ao recinto da festa a melhor animação tradicional.
O certame permitiu ainda promover o território e dinamizar a economia local, contando com a presença de dezenas de produtores da região.
Recorde-se que o Festival das Sopas Tradicionais é organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pelo PROVERE e cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Programa Mais Centro e da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Quanto aos vencedores o primeiro lugar, na categoria de Particulares, foi conquistado pela Sopa de Peixe, de Joana Dias, de Proença-a-Velha. Na categoria de Instituições/Associações o galardão foi para a Sopa Alentejana, da Comissão de Festas do Senhor do Calvário, de Proença-a-Velha, enquanto na categoria Restauração foi para a Sopa de Co- gumelos, da Tasquinha do Manteigas, de Idanha-a-Nova.
O segundo prémio, na categoria Particulares, foi para a Sopa Fria, de Júlia Batista, do Rosmaninhal. Na categoria Instituições/Associações coube à Sopa de Cogumelos, da Mascal, do Ladoeiro, e na categoria Restauração, para a Sopa de Peixe, do Telheiro do Abílio, de Castelo Branco. No que se refere ao terceiro prémio na categoria Particulares saiu vitoriosa a Sopa de Cogumelos com Ovos Escalfados, de Tiago Santos, de Proença-a-Velha. Na categoria Instituições/Associações foi arreca- dado pelo Gaspacho d’Aldeia, do Grupo Cantigas d’Aldeia, de Monfortinho, enquanto na categoria Restauração foi para a Sopa À Pelourinho, do Café Esplanada O Pelourinho, de Proença-a-Velha.

14/05/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
01/10 a 09/10
Dia Internacional do IdosoConcelho de Penamacor
02/10 a 22/10
Aguarda ReferendoFundão e Castelo Branco
04/10
Dois dias para além do tempoCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
07/10 a 11/10
Receção ao Caloiro Campus da Talagueira, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video