Prioridades para 2014 passam pela aquisição de novas ambulâncias e aposta na formação
Bombeiros de Castelo Branco percorreram 944.615 quilómetros em 2013
O vice-presidente da direção da Associação Humanitária dos BVCB, referiu que em relação à emergência pré-hospitalar, “no ano passado, foram feitos 4.556 serviços” e a associação, adquiriu quatro viaturas no vas.
Para este ano, os BVCB têm já aprovado o orçamento, no valor de 1,3 milhões de euros, sendo que um dos objetivos da direção, “passa por dotar a Associação com novas viaturas, nomeadamente ambulâncias”, de forma a manter a operacionalidade do corpo ativo e os respetivos parâmetros de qualidade.
Dâmaso Rito disse ainda que a aposta na formação e instrução de bombeiros é outro dos objetivos da corporação para 2014, bem como a aquisição de equipamento de proteção individual e fardamento.
Por outro lado, realça o apoio que a Câmara de Castelo Branco tem dado anualmente aos Bombeiros, no valor de 280 mil euros, além de outros apoios pontuais, sobretudo, para a aquisição de novas viaturas.
“O apoio do município de Castelo Branco irá manter-se e tem-se revelado fundamental para que a direção continue a cumprir com todos os compromissos assumidos, nomeadamente, o pagamento atempado a todos os trabalhadores, Segurança Social e fornecedores”, refere Dâmaso Rito.
A Associação vai também dar o seu “total apoio” à nova unidade local de formação a funcionar na Base de Apoio Logístico (BAL) de Castelo Branco, que foi objeto de um protocolo entre a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), a Associação Humanitária dos BVCB e a Câmara de Castelo Branco.
No final deste mês, os BVCB vão iniciar mais um curso de formação inicial de bombeiros que irá ser frequentada por 15 elementos.
A formação é dada por formadores do corpo de bombeiros de Castelo Branco, credenciados pela ENB.