México e Colômbia
Agroalimentar de Castelo Branco leva 10 empresas às feiras internacionais do México e da Colômbia
Uma dezena de empresas do setor agroalimentar de Castelo Branco, participaram em duas feiras internacionais, no México e na Colômbia, no âmbito do projeto de internacionalização de empresas que o município e a InovCluster estão a promover.
“A estratégia para o setor agroalimentar está definida com a aposta da Câmara de Castelo Branco, através do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA) e da InovCluster, no apoio à inovação e promoção de produtos, bem como na procura de novos mercados e na internacionalização”, disse o presidente da Câmara de Castelo Branco e da InovCluster.
Luís Correia explicou ainda que foi nesse sentido que uma comitiva de empresários de Castelo Branco se deslocou, na última semana, às feiras internacionais Alimentaria México, na cidade do México, e Alimentec e Corferias, em Bogotá, na Colômbia.
“Apoiamos a ida das empresas a essas feiras com o objetivo de conhecerem novas realidades e novos mercados. A ideia é abrir portas aos empresários para a sua internacionalização”, adiantou.
O autarca e presidente da InovCluster – Cluster Agroindustrial do Centro, sublinhou que a estratégia definida pela Câmara de Castelo Branco, em tempo oportuno, começa a ter feedback, não só a nível nacional, como internacional.
“A nossa estratégia tem trazido gente (portugueses e estrangeiros) a Castelo Branco, para visitar e tomar conhecimento daquilo que estamos a desenvolver ao nível do CATAA e da InovCluster”, referiu.
Luís Correia adiantou ainda que este é um investimento cujos frutos serão visíveis a médio/longo prazo, mas mostra-se satisfeito com o retorno que começa a surgir.
Os empresários que participaram nas duas feiras internacionais realizadas em países da América Latina, levaram produtos como o vinho, os queijos, a charcutaria, o azeite e azeitonas, os enlatados e o bacalhau seco, sendo de realçar a recetividade que tiveram junto dos visitantes e importadores dos dois países.
A participação na Feira do México foi liderada pelo próprio vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Arnaldo Brás, e a da Colômbia foi liderada pela diretora-executiva da InovCluster, Cláudia Domingues Soares.