Transdev mostrou-se sensível aos protestos dos utentes
Transportes Urbanos de Castelo Branco sofrem ajustamentos
A Transdev, empresa que gere os Transportes Urbanos de Castelo Branco (TUCAB), colocou segunda-feira no terreno um conjunto de alterações à rede inicial de transportes que tinha sido alvo de protesto por parte dos utentes, sobretudo do Bairro do Valongo.
“Consideramos alguns feedback pertinentes, pelo que foram implementados hoje no terreno alterações e com isto esperamos já ter feito todos os ajustes necessários à oferta inicial que tem 15 dias no terreno”, disse o diretor de marketing e comunicação da empresa.
Rui Pereira explicou, em conferência de Imprensa realizada segunda-feira, que a Transdev, enquanto operador, tenta sempre fazer o melhor com os meios limitados que possui.
“O nosso objetivo como operador, passa por termos uma rede que seja atrativa para o maior número de habitantes de Castelo Branco”, ou seja, “queremos satisfazer sempre a maioria da população”.
Com os ajustes colocados no terreno, o responsável da Transdev considera que “apresentamos uma melhor oferta aos nossos clientes” e acrescenta que “quando se faz uma reestruturação de redes urbanas há sempre sugestões e algo que podemos melhorar”.
“Na primeira semana analisamos de forma exaustiva o que nos fizeram chegar e fizemos logo correções. Na segunda semana, continuamos essa análise, tanto através dos motoristas, como da Câmara, que também é parte ativa no processo”, referiu.
Apesar destas alterações e ajustes agora efetuados na rede de TUCAB, Rui Pereira sublinha que haverá situações, “pequenos nichos, em que temos consciência que não estaremos a servir da melhor forma”.
“O nosso objetivo é dar o melhor com os meios disponíveis e satisfazer a esmagadora maioria dos utentes de Castelo Branco”, disse.
A Transdev tem em funcionamento desde dia 1 de março um novo itinerário de transportes urbanos na cidade de Castelo Branco que mereceu o protesto de alguns utentes, sobretudo de bairros periféricos à cidade, que exigiram a reposição dos itinerários antigos.
Rui Pereira esclareceu ainda que aquilo que esteve na base desta reestruturação foi a existência de uma rede “com alguns trajetos que não eram alterados há muitos anos e com trajetos demasiado longos e pouco atrativos para os utentes, “com viagens de uma hora para chegar ao centro da cidade”.
O processo de reestruturação foi alvo de vários estudos iniciados em 2008 e de um inquérito feito a 4.160 utentes dentro dos autocarros, sendo que foram também feitas contagens de passageiros nos horários.
A empresa criou então três linhas, uma azul que atravessa de forma transversal a cidade, com uma frequência de meia hora e outras duas linhas (vermelha e laranja), que serve os bairros e que coloca os utentes no centro de Castelo Branco em 15 minutos.
Além destas três linhas comerciais, existem ainda quatro linhas escolares.
A empresa serve diariamente 1.750 pessoas com quatro viaturas.