João Belém
O lugar da Cidadania
A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:
“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
(Dallari, Direitos Humanos e Cidadania)
A cidadania não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.
Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia a dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente.
Do ponto de vista do educador, a cidadania passa por boas relações com os colegas, com a direção, com os funcionários – pelo direito de ensinar, ou seja, formar cidadãos. Do ponto de vista do aluno, ela reside no direito de ir à escola e só começa a fazer sentido quando ele aprende.
(Nova Escola. N° 131, abril, 2000)
A partir do que anteriormente se disse, é preciso compreender que a cidadania não ocupa um compartimento do curriculum escolar.
A cidadania não é apenas uma simples disciplina a mais a ser ensinada, nem mesmo um tema transversal a ser trabalhado.
É lógico que a formação para a cidadania será mais rica se professores, técnicos, diretores, funcionários e pais perceberem que, enquanto cidadãos, o exemplo educa mais que as palavras. Mas não devemos esquecer que o objetivo do projeto pedagógico está em função da cidadania do aluno e, portanto, o aluno deve ser tratado como cidadão.
A cidadania deve ser eleita como a coluna vertebral da educação significando por isso que toda a escola deve trabalhar em função do mesmo ou melhor, a escola deve ser pensada e reestruturada em função da cidadania do aluno. Isto tem um impacto tremendo na atual estrutura escolar. Significa que devemos reinventar nossas práticas, nossas relações, nossas posturas, nossos currículos, nossas preocupações. Significa que vai valer mais a vida do que os livros, a transformação do que a reprodução, a criatividade do que a repetição, a criticidade do que a transmissão alienada de conhecimentos, o compromisso social do que a postura neutra e o comodismo, a abertura para a comunidade do que o isolamento.